O espaço físico e a estrutura da escola têm grande impacto no processo de ensino-aprendizagem. Não à toa, a Estratégia 18 da sétima meta do Plano Nacional de Educação prevê que é necessário “assegurar a todas as escolas públicas de educação básica o acesso a energia elétrica, abastecimento de água tratada, esgotamento sanitário e manejo dos resíduos sólidos, garantir o acesso dos alunos a espaços para a prática esportiva, a bens culturais e artísticos e a equipamentos e laboratórios de ciências e, em cada edifício escolar, garantir a acessibilidade às pessoas com deficiência”.
O Projeto atendeu escolas em Cuiabá e Várzea Grande (MT), Almirante Tamandaré, Colombo e Paranaguá (PR), São José (SC) e São Paulo (SP).
Para além dos problemas físicos, muitas vezes, arquiteturas excludentes ou pouco ligadas às demandas dos estudantes das escolas alienam as crianças do processo educativo. Com isso em mente, o projeto Territoriar, realizado pela Rede Marista de Solidariedade através do Centro Marista de Defesa da Infância, foi à 15 escolas públicas em Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e São Paulo para, com o apoio da comunidade, do território, da escola e de seus estudantes, repensar o espaço escolar.
“A manifestação de cores, sons, aromas e objetos, juntamente com os educandos, suas famílias e os educadores, contribui para o desenvolvimento integral da criança ao estimular a criatividade, a autonomia, a afetividade, a participação, a interação social e as expressões das diferentes linguagens da criança”, afirma a descrição do projeto.
Em cada uma das unidades, apontadas pelas Secretarias de Educação de cada estado de acordo com necessidades estruturais e levando em conta os índices do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), foi iniciado um percurso formativo de 14 meses, que envolveu, em um Comitê Multidisciplinar, representantes da comunidade, professores, pais, diretores, merendeiras, funcionários e estudantes para pensar o espaço a ser ressignificado a partir de redes, articulações e práticas pedagógicas.
“Não é só reformar. É pensar de que maneira uma sala de aula pode ser organizada. Será que precisamos de carteiras enfileiradas? Todos ambientes são educativos à sua maneira”, acredita Camila Souza, analista do Centro Marista de Defesa da Infância, que coordena a iniciativa.
Participação infantil
Ela destaca que o ponto mais forte do projeto é a participação das crianças, que são tratadas como “sujeitos de direitos com plena autonomia e oportunidade para criar seu próprio espaço e se sentir pertencente ao território, valorizando a cultura local”. “Não queríamos que a criança chegasse num espaço pronto, com o qual ela não se identifica. Visamos fomentar processos para que elas possam criar seu espaço, contrariando o costume dos adultos de falar pela infância”, analisa.
Para o professor de Ciências, Sidnei Lopes da Silva, da Escola João Augusto Breves, na zona leste de São Paulo, o processo trouxe como benefícios um maior cuidado dos estudantes com as áreas modificadas. “A escola deixa de ser algo fora do contexto e passa a ser parte efetiva do processo de ensino-aprendizado”, acredita.
“É muito enriquecedor e impacta a visão de futuro da unidade escolar, que pensa e acolhe de maneira diferentemente o território. A escola não consegue dar conta sozinha de todas as crianças, ela precisa das parcerias dos pais, das comunidades, de equipamentos públicos, de formar e fortalecer essa rede de atendimento”, aposta Sidnei. “As crianças estão muito satisfeitas de terem sido escutadas, atendidas e de terem participado”, afirma o professor, que viu sua escola ganhar reformas na Sala de Leitura, Laboratório de Ciências e Espaço de Artes.
Priorizar o lúdico
O projeto, que foi focado no Ensino Fundamental, com crianças de seis a 10 anos, contou com momentos em que membros da comunidade, mesmo sem estudantes nas escolas, começaram a participar dos comitês. “A comunidade se viu corresponsável pela educação. Após mapeamentos de parceiros nos territórios, descobrimos novos potenciais educativos e a comunidade como um todo se viu educadora, trazendo a educação para além dos muros da escola”, ressalta Camila, que acredita que diversas famílias passaram a frequentar o cotidiano das escolas de maneira ativa.
“O que ficou forte para mim foi que as crianças escolhiam a reforma dos parquinhos. As crianças realmente precisam ter garantido o direito ao brincar e buscam se aproximar dos espaços ressaltando seus aspectos mais lúdicos”, afirma a analista, que percorreu todas as escolas beneficiadas pelo projeto.
Muito oportuna a riqueza de sugestões do Projeto Territoriar. Parabéns!
Muito bom conhecer práticas que deram certo.
Muito relevante as ações do projeto Territoriar, onde mostra que a escola não é um ambiente isolado da comunidade; ela está inserida nesse contexo da comunidade como espaço do conhecer, fazer,conviver e ser.
Muito bom conhecer outras práticas exitosas
Considero enriquecedora as sugestões do projeto Territoriar, as considerações que reforço é que a escola não é um ambiente isolado da comunidade; ela está no contexto da comunidade como espaço do conhece, fazer,conviver e ser.
Parabéns a todos envolvidos no projeto territoriar!!! Sem dúvidas, o espaço escolar deve está intimamente adaptado e atender a demanda do seu público alvo… estabelecendo assim, o intusiasmo, aceitação e viabilização do conhecimento, de forma agradável, participativa e interativa.
Acho de grande relevância os fragmentos que destacam a grande importância dos professores, comunidade escolar e dos pais e familiares na formação do alunado
Esse projeto reafirma como é importante a presença dos pais no ambiente escolar e também ressalta que o trabalho em conjunto tem mais possibilidades de êxito.
É de grande valia essa relação escola e comunidade, pois as trocas de experiências entre a comunidade e a escola é primordial para o desenvolvimento da educação.
Acho muito importante essa relação escola e comunidade esse trocar de experiência onde o aluno descobre outras vivências.
CONCORDO PLENAMENTE. COMUNIDADE PARTICIPATIVA ESCOLA PARTICIPATIVA
Concordo com você. Na nossa funciona assim e dá super certo.
Concordo a relação escola e comunidade é muito importante. É o ouvir e essa troca de experiências não pode faltar.
De acordo!
A interatividade e inserção da família com a Escola faz com que ambas as partes entendam e pensem juntos nos desafios enfrentados. Dessa forma todos saem ganhando em parceria e fortalecimento de vínculo.
A cada dia percebemos o papel fundamental da inserção da família na comunidade escolar.
Escola e família devem juntas buscar melhorias para os nossos educandos. Na escola onde trabalho na zona rural , fizemos uma horta com a participação dos alunos e da família , foi algo muito enriquecedor .
Na minha escola estamos implementando o projeto no Ensino Médio-EJA e confesso que estou ansiosa para por em prática , pois tudo é novidade para mim, bem como para os alunos, colegas; enfim a escola.
Muito enriquecedor!
Obrigada pela experiência
Foi muito enriquecedor,p termos mais experiência e ter vontade de mudar p melhorar,p inovar.
Muito bom esse projeto.! As atividade contribui para o ensino e aprendizagem .
O ambiente escolar – como um espaço público no qual grande parte de nossas crianças e jovens passam seu tempo – é um dos lugares que permitem exercitar tal convívio. A estrutura física da escola, assim como sua organização, manutenção e segurança, revela muito sobre a vida que ali se desenvolve.
Concordo com seu ponto de vista . O ambiente escolar e o trabalho aprimorado e diferenciado de gestores e equipe pedagógica corroboram para que o Protagonismo Juvenil e Projeto de vida sejam despertados e educandos adquiram conhecimentos , habilidades e competências para poderem realizarem sonhos e expectativas de vida.
Concordo plenamente. A escola revela sobre a vida daqueles que ali passam muitas vezes a maior parte do dia.
concordo plenamente , pois quando comunidade e escola andam juntas, tudo fica mais fácil para se trabalhar com o educando.
Concordo plenamente, quando a COMUNIDADE e a ESCOLA se unem quem sai ganhando são as crianças. Elas são o futuro do nosso País.
Realmente quando se dar a oportunidade ao estudante de participar dos projetos,das atividades, tudo flui, porque eles se sentem valorizados.
É um projeto muito enriquecedor sempre bom ler relatos sobre
A comunidade participativa trás alunos participativos e assim sendo, é fundamental ressignificar os espaços e territórios do saber
É mesmo fundamental buscar compreender a profundidade das potencialidades de toda a comunidade escolar. Parabéns!
MUITO BOM!!! UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA ESSA TROCA DE EXPERIENCIA É MUITO PRAZEROSA
Desenvolver ações de pertencimento, onde os estudantes são acolhidos, ouvidos e sentem-se como sujeitos ativos é essencial para que a educação cumpra o papel de transformadora.
Enriquecedor para a comunidade rural e de maneira geral. Observa -se que a partir dessas iniciativas os alunos e família se sintam mais próximos de sua realidade vivenciada.
Muitos são os Projetos educacionais mostrando, ensinando, direcionando às mudanças na prática, na didática, na metodologia. Eu estou muito confiante nos novos projetos. Com uma prática mais humanizada, com um Olhar a buscar os Valores há muito deixados para trás.
Mas tudo só será viável, quando toda comunidade: escola, pais e filhos se encontrarem como TIME.
Verdade,quando isso acontece todos ganham .
Uma experiencia enriquecedora. A participação da comunidade no espaço escolar é fundamental para reforçar e sedimentar de maneira positiva as ações da escola.
Com certeza, quando a comunidade participa, tudo ocorre de forma favorável, pois os benefícios são obtidos por todos, tanto a comunidade , quanto a escola sentem-se com o dever cumprido e isso é dado como um impulso na satisfação do aprendizado.
Com certeza, onde um interage com o outro , ocorrendo assim, a aprendizagem de forma contextualizada.
A participação de todos e muito importante,
Essa relação entre comunidade e escola é de fundamental importância para que os alunos conheçam novas culturas e formas diferentes de aprender. E a comunidade possa conhecer a escola como meio de intervenção entre família, aluno e comunidade.
A relação escola comunidade é o caminho, não se desmembra , uma vez que um é parte integrante do outro.
Concordo com você.A interação professor , aluno e a comunidade é imprescindível para que ocorra o sucesso no processo ensino aprendizagem.
Ter conhecimento de projetos como este que visa a parceria família e escola é enriquecedor na atualidade,
A interdisciplinaridade garante que os conceitos sejam fixados mais facilmente, o que contribui para a obtenção de resultados melhores. Não menos importante, passa a haver mais interesse por parte do estudante, o que leva a melhoras nesse sentido.
Trabalho que enriquece a comunidade. As crianças têm sim, sua forma de pensar, agir, de se comportar dentro e fora da sala de aula. Dar a autonomia a elas, as faz se sentir capaz de se expressar suas vontades, desejos sobre o ambiente ao qual está inserido. Crianca se sente feliz, podendo ser quem ela é!
O projeto territoriar é muito útil. Pois desenvolve o lúdico das crianças . Aprender brincando.
Trabalhar com o lúdico levam os alunos a ficarem de maneira rápida e prazerosa
Acredito que o desejo de todo professor é ter uma sala d aula com um espaço físico diferenciado, acolhedor, com materiais didáticos disponíveis e ao alcance de todos. O próprio aluno se sentirá acolhido e passará a valorizar aquele ambiente pensado e criado para ele. Excelente iniciativa!
Dar autonomia (oportunidade) para que as crianças demonstrarem. seu desejo e sua vontade de ter um espaço mais acolhedor parecido consigo mesmo. O lúdico é inovador, faz com que se aprende brincando. Parabéns pelo projeto.
Muito importante essas considerações ref. vínculos entre todos envolvidos: família, unidade escolar, professores, gestores e funcionarios que compõe o equipamento escolar, alunos, comunidade e rede de parcerias pois um complementam o outro, todos devem caminhar juntos não esquecendo das ferramentas e recursos públicos esse também deve abraçar a causa e vestir a camisa não deixando simplesmente nas mãos da escola. Cada qual deve cumprir seu papel.
A relação entre A escola é a comunidade é muito importante para os alunos para que conheçam novas culturas e E também que tenham uma melhor socialização .E a comunidade possa conhecer a escola como meio de intervenção entre família, aluno e comunidade.
Excelente ideia de ajustar os ambientes de aprendizagem de acordo com a criatividade dos estudantes. Parabéns pelo trabalho em equipe.
Experiência maravilhosa!Parabéns!
A escola onde trabalho é um antigo CIEP do Bairro. Uma escola ampla com brinquedoteca, biblioteca, sala multimídia, laboratório de Ciências sendo implantado e uma área arborizada com bancos, carramanchões protegidos, rampas de acesso para cadeirantes e sala de recurso bem adequada às necessidades dos alunos especiais. Gosto muito de trabalhar lá. Sou a Orientadora Educacional da Escola. Muito bom o texto.
Adorei a ideia da comunidade estar junto com a escola, só assim se tornamos mais forte!! A união faz a força!!
Um projeto muito bem estruturado , só vai trazer benefícios a escola e aos estudantes.
Parabéns pela iniciativa .
Os benefícios somente irão surgir efeito dentro dos parâmetros das normativa da BNCC
muito importante….
Projeto como esse é muito importante pois transforma a o viver das pessoas que o rodeia.
escolas assim, faz com que creditemos em um mundo melhor, onde as crianças possam participar em todos os momentos do processo aprendizagem, aprendendo e ensinando não só para a escola, mas para a comunidade a importância de todos na educação e na transformação de cidadães capazes de verem o mundo de forma diferente .
Muito oportuno o vídeo. Simplesmente amei.
O projeto é muito bom tenho certeza que tanto a escola como o aluno foram beneficiados e para nós cursistas serve de exemplo e incentivo para sermos persistentes e acreditar que o sucesso nesse investimento depende de nós.
Excelente!
Gostei muito de ter tido a oportunidade de fazer essas leituras nesse curso e conhecer outras realidades onde a oportunidade de fazer a diferença e transformação está na forma como vamos conduzir nosso aluno nesse processo.
O empoderamento das crianças opinando sobre tudo em seu espaço escolar é uma experiência enriquecedora e surpreendente.
maravilhoso o curso.
O projeto é bastante enriquecedor, pois nos ajudar a compreender o novo.
É fundamental a convivência entre comunidade e escola
gostei,todas sugestões são válidas para agregar ao planejamento das aulas de projeto de vida.
Diante das leituras apresentadas verificamos que é muito bom conhecer práticas que deram certo. Pois podemos considerar as experiencias exitosas como modelo que podemos aderir no nosso cotidiano.
Para que as experiências em educação sejam bem sucedidas, são necessários investimentos em qualificação profissional associado a infraestrutura nas dependências escolares , é que em minha visão fica evidente nos depoimentos presentes nos textos.
É um projeto bastante enriquecedor para a toda comunidade.
RICO PROJETO, ACHEI INTERESSANTÍSSIMO N APARTE ONDE AS CRIANÇAS CRIARAM SEU PRÓPRIO ESPAÇO , O QUE ESTIMULA ACRIANÇA QUE AQUELE LUGAR ALI FOI CRIADO POR ELE ,AUTOMATICAMENTE ESTIMULÁ O INTERESSE DE CUIDAR PRESERVA E PRAZER DE ESTAR ALI. PARABÉNS!
gostei,todas sugestões são válidas para agregar ao planejamento das aulas de projeto de vida.
Amei!! já pensando em reunir o grupo de docente para juntamente com direção e responsáveis,otimizar o pátio da escola.
Excelente. Enriquecedor!
Com certeza escola e família é o caminho certo para formação de uma comunidade sólida e e madura. gostei das apresentações e prática .
muito oportuna as informações aqui postadas.
serão fundamentais para nosso desempenho
Fundamental escutar as crianças, saber sobre suas necessidades. A escola trabalha em harmonia com quem de fato é o seu cliente mais importante e realiza as adaptações de espaços necessário ao bem estar de todos.
Muito legal essas idéias inovadoras que trazem para o dia a dia das crianças, um aprendizado no qual elas se identifiquem, ou seja, um forma de aprendizado no qual ela pode dar a sua opinião, e um aprendizado que estimula também os pais, a se fazerem mais presentes no aprendizado e na vida das crianças , e isso faz também, com que toda a sociedade possa interagir.
Esse é meu sonho , quando essas ações acontecer em todas as escolas .Deixar de ser projetos e passar a ser constante e isso depende de nós todos.
Como é bom estar vendo através desse c urso, os vários projetos que estão sendo desenvolvidos. Nesse nos podemos notar o quão importante é o envolvimento de todos para a construção de uma escola que pensa de verdade no desenvolvimento integral de seus alunos. Temos que conscientizar mais a população a respeito desses projetos, mostrar como pode ser de grande ajuda as parcerias. Temos que fazer algo para realmente colocar em prática o que lei, plano e tudo o que o governo propõe, porque a realidade é outra.
É MUITO IMPORTANTE O APOIO DA COMUNIDADE NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS., TRAZENDO OPORTUNIDADE PARA ALÉM DO AMBIENTE ESCOLAR.
É muito bom e importante saber e ter o conhecimento desses projetos que deram certo e serve como referencia.
Repensar o espaço escolar será de fundamental impotancia para repeitar a pluraridade cultural do aluno e de todos, escutar ,para conhecer a integralidades de todos envolvidos. Estou adorando este curso,
Repensar,o espaço escolar será de fundamental impotancia para respeitar a pluraridade cultural dos alunos e de todos, escutar ,para conhecer a integralidades de todos envolvidos. Estou adorando este curso,
Excelente exemplo de territoriar, foram apresentados otimos oportunidades d envolver toda a comunidade escolar parabéns
Esse projeto deu um sentido de pertencimento a todos os alunos da escola.
A aprendizagem ocorre de forma mais prazerosa quando os espaços apresentam formas melhores de aprender, ou seja, tudo deve ser adaptado para propiciar a construção de conhecimentos.
Concordo plenamente quando a comunidade escolar trabalha em comum acordo com o pensamento enriquecedor do aluno, oportunizar ao aluno para o seu desenvolvimento cognitivo. assim ele se sentirá mais confiante no conhecer da prática da vida e do seu conhecimento.
É muito importante essa aproximação da comunidade escolar e a família . Enriquecendo as experiências.
Concordo. Quando a escola caminha junto com a família, abre -se um leque maior de oportunidades para o alunado avançar na aprendizagem.
Concordo. Quando a escola caminha junto com a família, abre-de um leque maior de oportunidades para o alunado avançar na aprendizagem.
PARABÉNS!! Excelente trabalho desenvolvido, onde, percebe-se que o PROJETO permite uma Educação democrática, oportunizando a todos do contexto escolar, participarem dessa construção de uma Educação participativa e diferenciada.
O PROJETO APRESENTADO É FANTÁSTICO; UMA VEZ QUE PROPORCIONA AOS ALUNOS MELHORES CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM, VIABILIZANDO ASSIM A APRENDIZAGEM DE QUALIDADE . POIS ACREDITO QUE MELHORES CONDIÇÕES FAVORECEM A APRENDIZAGEM. AMEI TER CONHECIDO O PROJETO. SEMPRE BOM APRENDER SOBRE NOVAS SITUAÇÕES E COMO PODEM E DEVEM SER RESOLVIDAS. REALMENTE É MUITO GRATIFICANTE E ENRIQUECEDOR!!!!!!!!
A escola ativa é bem susceptível as tendências das novas mudanças do contexto escolar do aprendiz.
Interessante as crianças exercendo a função social da escola, quando optam em reformar os parques por exemplo.
Excelente trabalho, a nossa escola trabalha junto com a comunidade e realmente é uma ótima opção.
Concordo plenamente em pois a escola tem que andar lado a lado com a comida de e família que é primordial para para seu desenvolvimento.
Realmente quando q criança vive o seu espaço ela é um super heroi, um brinquedo, mar ela vive e aprende brincando
Muito bom essas iniciativas que melhoram o ambiente escolar, sabendo que a escola que eu leciono precisa de espaços, quadra de esportes, laboratório pois ela não atende as necessidades dos alunos…essas práticas inovadoras nos faz crer que tudo vai se transformar em aprendizados onde os alunos promovem o social e o democrático.
Para a criança é fundamental propor novos conceitos, atividades, novidade na dinâmica e despertar a curiosidade pela aprendizagem. Quando não temos oque queremos podemos transformar a sala de aula em vários momentos e usar o lúdico, a criatividade e muita disposição em busca desse brilho no ensinar.
Muito interessante essa ideia de mapear os parceiros da escola, fazendo com que a comunidade sinta-se parte do processo de educação, ou seja, a comunidade passa a ser educadora.
Excelentes sugestões para inovar e melhorar a qualidade de aprendizagem dos alunos.
É a partir de projeto como esse que percebemos que é possível uma educação de qualidade.
Excelente projeto,traz luzes para que possamos diante do espaço inóspito de algumas escolas, sobretudo públicas, vislumbrar novas possibilidades de aprendizagens a partir do lugar. Este pertencimento do local, a escuta do outro para a criação do projeto foi fundamental. Parabéns!!!
Permitir que as crianças possam organizar os espaços escolares da forma que considerem melhor é um grande incentivo para o desenvolvimento da autonomia, bem como para que elas possam perceber a escola como um espaço que também é seu.
Todo trabalho que envolve a comunidade traz o sentimento de pertença para próximo das nossas ações e dedicações. O pertencimento acaba por exigir inconscientemente uma dedicação de cunho “nosso” e não de governo.
Contudo é preciso cuidado para não eximir o Estado de suas responsabilidades.
Ouvir as pessoas que usam os ambientes para depois disso buscar a transformação é o óbvio na mudança dos nossos lugares e pessoas.
O lúdico faz parte da aprendizagem e em muitas escolas essa parte tão essencial se perdeu. Que bom poder saber que ainda temos projetos assim. Terroritoriar precisa expandir Brasil a fora!
Parabéns a todos os envolvidos!
Muito enriquecedor as sugestões do Projeto Territorial. É de grande importância um bom relacionamento entre comunidade escolar e família, essa ligação só nos acrescenta.
Muito interessante,. Criar uma cultura de criatividade e participação, estimulando o senso de organização.
ESCOLA ATIVA COM CERTEZA EXISTIRÁ COMUNIDADE PARTICIPATIVA.
É muito importante a gente aprender a fazer, nos deixa mais seguros e atentos as novas oportunidades e novas possibilidades de se aperfeiçoar para trabalhar.
É muito importante escola e comunidade criar espaços que promova aprendizagens aos alunos. É a partir de projetos assim que a educação se desenvolve.
Relato maravilhoso!
Parabéns a todos os envolvidos no Projeto Territoriar. É muito importante a união da escola e família para aprendizagem do aluno.
Maravilhosas. Bons exemplos. Satisfação em conhecer.
Muito bom a proposta! Amei e realmente sem o lúdico não há uma educação de excelência na educação infantil
Excelentes sugestões. Mas na escola que trabalho não há espaço para mudanças em relação a novos ambientes para atividades laboratoriais, aulas de educação física ou gincanas, feiras.
Parabéns aos mentores e colaboradores do Projeto Territorial por conceberem a escola como espaço contínuo da vida social dos sujeitos, agregando os diversos interesses e saberes da comunidade local e dos estudantes pertencentes a este lugar.
Muito relevante esses projetos que derem certo, e que podemos adequar a realidade e a identidade da escola
Projeto interessante, acredito que é um bom passo para a criação do sentimento de pertencimento do aluno e também do professor.
É muito importante essa partilha de experiências para que possamos enriquecer nossos projetos, adaptando à nissa realidade
Concordo Com você. Quanto mais a escola for integrada à comunidade , mais a comunidade(especialmente alunos) zelam do espaço escolar e o valorizam.
muito bom, parabéns!
Muito enriquecedor!
Excelente trabalho incentiva para ter um projeto de vida para ter autonomia e um futuro ótimo, Parabéns!!
concordo e gostei muito desse método
muito bom excelentes projetos, que pode ajudar as escolas a atrair e fazer com ele se torne mais interessado.
Muito interessante. Parabéns!!!
muito interessante este trabalho da escola Marista. escola M
Marista é uma das melhores escolas de nossa região.