Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 15 de agosto de 2016

Audiência pública debate o futuro da Casa das Onze Janelas

por

Está marcada para a próxima quarta-feira (17/8), a partir das 15h, uma audiência pública que pretende discutir o futuro da Casa das Onze Janelas. Localizada no centro histórico de Belém, capital do Pará, o espaço já foi utilizado como hospital e base militar. Atualmente, a Casa abriga um museu de arte contemporânea que possui obras de artistas renomados como Luiz Braga, Alex Flemming, Rosângela Rennó, Miguel Rio Branco, Miguel Chikaoka, Cildo Meirelles e Adriana Varejão.

O Museu da Casa das Onze Janelas, porém, pode se tornar um polo gastronômico da culinária amazonense. Como relatado em reportagem do Portal Aprendiz, um movimento realizado por artistas, estudantes, professores e agentes culturais está realizando ocupações culturais no Museu, pedindo a revogação imediata do decreto nº1568, no qual o governo do Estado autoriza a criação do polo.

Para a audiência, espera-se que o poder público apresente o projeto do polo gastronômico para a população. “Onde será implantado? Quem e quais empresas fazem parte desse projeto? Qual a área de sua implantação? Quais os seus impactos na sociedade e na nossa cultura mestiça? Quais as contrapartidas sociais, culturais, econômicas desse projeto? Para quem se dirige esse projeto?” são algumas das perguntas que a audiência deve esclarecer.

Fotógrafo e professor da Universidade da Amazônia (UNAMA), Mariano Klautau acredita que o encontro será um momento em que o governo será obrigado a se manifestar publicamente sobre o projeto. “Para além de desativar um museu que já tem história e uma atuação importante na região, outro ponto negativo é não ter a menor ideia do que virá com o novo projeto.”

A audiência pública está marcada para o dia 17/8, a partir das 15h, no auditório da OAB (PA), lozalizada na Praça Barão do Rio Branco, 92, no bairro de Campina.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×