Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 16 de agosto de 2016

Jornada do Patrimônio 2016 conta história da formação dos bairros paulistanos

por

Sob o tema “Origens da Cidade” acontece, entre dias 27 e 28/8, a segunda edição da Jornada do Patrimônio, que contará a história da formação dos bairros de São Paulo através do patrimônio histórico.

Com foco na arqueologia e na geomorfologia, o evento terá imóveis históricos abertos para visitas, palestras, oficinas e intensa programação artística. De acordo com os organizadores, a jornada tem a intenção de valorizar a educação patrimonial, buscando sensibilizar a população para o tema da memória. “Os cidadãos não só entram em contato com o patrimônio histórico e cultural, mas o reconhecem como parte de sua história e da história da cidade”, afirma o texto de divulgação.

Durante a Jornada do Patrimônio 2015, ocorrida em dezembro, 138 imóveis abriram suas portas ao público com visitas monitoradas – muitos deles pela primeira vez. Além disso, aconteceram 56 palestras, 49 roteiros e cerca de 120 apresentações artísticas.

De acordo com a pesquisa feita pela SPTuris, quase metade dos turistas que visitam São Paulo (49,6%) não possuem o hábito de visitar os bens culturais da cidade. Entre os espaços históricos revelados pela Jornada do Patrimônio estão locais conhecidos, como o MASP e o Museu da Casa Brasileira, e também edifícios inéditos ao público, como o Sampaio Moreira e a casa de Vilanova Artigas, no Campo Belo.

Veja aqui a lista de todos os imóveis que terão portas abertas durante a Jornada do Patrimônio 2016.

Jornada do Patrimônio 2016 terá imóveis históricos abertos para visitas gratuitas, palestras, oficinas e intensa programação artística.
Casa Vilanova Artigas recebe visitantes durante Jornada do Patrimônio 2015.

Inaugurado em 1911, o Theatro Municipal, localizado na Praça Ramos de Azevedo, terá duas visitações inéditas no domingo (28/8), às 14h e 14h30. Quem participar poderá conhecer lugares normalmente fechados para o público em geral. A visita começa na escada principal do prédio e, em seguida, os participantes descerão a escadaria da fonte “Carlos Gomes, entrando no teatro pelo túnel que liga a construção ao Vale do Anhangabaú. Os visitantes terão a rara oportunidade de percorrer os dutos de ventilação originais do prédio e conhecer os atuais salão dos arcos e cúpula.

Cada visita terá a participação de 25 pessoas, que devem se inscrever previamente pelo e-mail tmeducativo@theatromunicipal.org.br até o dia 26 de agosto.

Entre a programação artística, destaque para a apresentação do músico Renato Teixeira, marcada para as 19h de domingo (28/8), no Teatro Arthur de Azevedo (Av. Paes de Barros, 955). Já no sábado, as 15h, o vão livre do MASP recebe a intervenção artística Cidade das Crianças, realizado pela Companhia Caju, onde crianças são convidadas a realizar criações relacionadas ao patrimônio histórico através da manipulação de materiais e de técnicas artísticas.

Confira a programação completa da Jornada do Patrimônio 2016.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×