Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 23 de agosto de 2016

Contra retrocessos, plataforma acompanha propostas de candidatos sobre mobilidade ativa

por

Foi lançada no dia 15/8, em São Paulo, por iniciativa da Ciclocidade e da Cidadeapé, a plataforma Mobilidade Ativa, que visa acompanhar, ranquear e pressionar candidatos à prefeitura de São Paulo sobre seus compromissos e visões sobre mobilidade ativa nas eleições.

mobilidade ativa, também denominada de mobilidade suave ou mobilidade não-motorizada, é uma forma de mobilidade para transporte de pessoas, e em alguns casos de bens, que faz uso unicamente de meios físicos do ser humano para a locomoção. Os meios de transporte ativos mais amplamente usados são andar a pé e de bicicleta. Todavia outros meios menos frequentes com propulsão humana, como por exemplo qualquer velocípede não-motorizado, patinsskate ou trotinetas, também se enquadram dentro da mobilidade ativa. (Fonte: Wikipédia)

A plataforma começou a ser construída em abril deste ano e, partindo de uma pesquisa online inédita que contou com 725 respostas, construiu – em reuniões abertas – uma agenda comum de diretrizes, ações e metas para melhorar a vida de quem anda e pedala pela cidade, que foi apresentada para todos os candidatos e candidatas à prefeitura de São Paulo.

“Uma vez que São Paulo tem avançado em algumas políticas públicas para o tema, é importante lutar não apenas para evitar retrocessos, mas também para conquistar cada vez mais comprometimento do poder público com a transformação da capital paulista em uma cidade mais humana, justa e acessível”, afirma a descrição da plataforma, que cita o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e o Plano Diretor Estratégico como marcos comuns para a construção de políticas de mobilidade na cidade.

O site mantém uma série de notícias com posições de candidatos no tema em sabatinas, debates e em suas cartas-programa. A partir de cada opinião emitida, o candidato pode ganhar ou perder pontos no ranking. O eleitor também pode conferir que candidatos e candidatas à Câmara dos Vereadores assinaram a carta-compromisso elaborada pela iniciativa.

“Acompanhamos todos os debates públicos e nos manifestaremos em tempo real sobre quem está falando bobagem ou tentando manipular a opinião pública no sentido contrário ao de uma cidade mais ciclável, mais humana, segura, inclusiva e justa. Não toleraremos nenhum passo atrás em conquistas que são da sociedade civil”, alerta a iniciativa.

Acompanhe a plataforma Mobilidade Ativa.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×