Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 27 de setembro de 2016

Concurso premia melhores fotos de monumentos históricos do Brasil e do mundo

por

Focado no patrimônio edificado e em monumentos históricos, o concurso fotográfico internacional Wiki Loves Monuments (WLM) acontece desde 2010, sempre no mês de setembro. Em 2011, foi definido pelo Livro Guiness dos Recordes como o maior concurso de fotos do mundo.

A premiação é organizada através de etapas locais, com a competição de fotos de uma mesma nacionalidade. Posteriormente, concorrem em uma etapa internacional as 10 melhores fotos de cada país. O Brasil estreou no concurso em 2015, quando 411 fotógrafos enviarem mais de quatro mil imagens.

A edição de 2016 está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira (30/9). Haverá premiação para as três melhores fotos brasileiras – os vencedores serão anunciados até o dia 31/10.

Inscrições para a etapa nacional do Wiki Loves Monuments (WLM) 2016 estão abertas até a próxima sexta-feira, dia 30/9.
A imagem que retrata o Elevador Lacerda, em Salvador (BA), terminou o WLM 2015 Brasil em terceiro lugar.

A foto que abre esta nota retrata a Capela de Nossa Senhora da Guia, em João Pessoa, capital da Paraíba, e é de autoria de Ruy Carvalho. Ficou em segundo lugar no WLM 2015 Brasil.

O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) disponibilizou lista com aproximadamente 300 bens tombados em todo o estado de São Paulo para auxiliar os interessados em participar do concurso. A página do prêmio também compila estes locais tanto em São Paulo como nos outros 26 estados brasileiros, que vão de conjuntos urbanos e arquitetônicos a edificações e acervos.

Na capital paulista, por exemplo, lugares bastante conhecidos estão entre os pontos que podem ter fotografias inscritas, como o Parque do Ibirapuera, a Pinacoteca do Estado e o Memorial da América Latina, entre muitos outros. Bens tombados menos conhecidos também podem ser representados, como o Terreiro Aché Ilé Obá, no Jabaquara.

Para mais informações sobre a premiação e o regulamento do concurso,  acessa a página do Wiki Loves Monuments 2016/Brasil e o Facebook do concurso.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×