Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 30 de setembro de 2016

6/10: Campanha mundial estimula o brincar ao ar livre

por

Um estudo intitulado “Equilibrando as brincadeiras” apontou que, no mundo, uma em cada dez crianças não brinca ao ar livre. As outras nove passam em média uma hora ou menos ao ar livre por dia.

Na opinião de metade dos 12 mil pais entrevistados, é necessário um melhor equilíbrio entre as brincadeiras que acontecem dentro e fora de casa. Se 64% deles acreditam que seus filhos não têm as mesmas oportunidades para brincar como eles tiveram quando eram crianças, outros 40% afirmam que não existem lugares apropriados para a brincadeira ser realizada com segurança dentro de sua comunidade.

Levando em conta este contexto, uma mobilização mundial ocorrerá na próxima quinta-feira (6/10): o Dia de Aprender Brincando, que pretende promover tanto a brincadeira como o aprendizado fora da sala de aula. Nesta data, milhares de escolas em todo o mundo realizarão pelo menos uma atividade fora da sala de aula.

DiaDeAprenderBrincando

De acordo com a campanha, lições aprendidas ao ar livre muitas vezes ficam por toda a vida. Além de divertidas, as brincadeiras também ensinam habilidades fundamentais para o futuro dos pequenos, como resiliência, trabalho em grupo, liderança, criatividade e habilidades motoras.

A ação é promovida pela primeira vez no Brasil pela Associação Cidade Escola Aprendiz, como o apoio da OMO, e busca promover a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil. De acordo com Paula Dias, articuladora do Aprendiz para a campanha, um dos objetivos do evento é criar uma plataforma de disseminação de boas práticas de aprendizagem. “Muitas ações realizadas durante o Dia de Aprender Brincando podem ser inspiradoras para outras escolas e educadoras.”

Roberta Tasselli, gestora da Frente de Comunicação para o Desenvolvimento do Aprendiz, estende o chamado para professores, escolas, pais e qualquer pessoa que se identifique com a importância de uma ação como essa. “As escolas participam realizando uma atividade ao ar livre, os pais podem incentivar a escola de seus filhos a se inscreverem no evento e qualquer pessoa pode ajudar a divulgar e promover esse dia. Todos nós podemos agir para garantir que crianças, em todo o território brasileiro, vivam a experiência e os benefícios de brincar e aprender também fora da sala de aula.”

As escolas brasileiras podem ter mais informações e se inscrever para participar da iniciativa através do site do Dia de Aprender Brincando, que também disponibiliza diversas sugestões de atividades.

Até agora, mais de 75 escolas de seis estados brasileiros inscreveram ações como confecção de instrumentos com matérias recicláveis, arte com bolinhas de gude e produção de hortas. Entre públicas e privadas, cerca de 13 mil estudantes poderão desfrutar de um dia de aprender brincando.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×