Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 18 de outubro de 2016

Ecomuseu de Maranguape recebe Jornada de Formação em Museologia Comunitária

por

Um grande encontro de saberes. É dessa maneira que os organizadores da IV Jornada de Formação em Museologia Comunitária definem o evento, que tomará a cidade de Maranguape, no interior do Ceará, entre os dias 24 e 26/11.

Sob o tema “Criando cidades e comunidades educadoras”, o encontro incentivará uma formação museológica em torno dos conceitos de patrimônio material, imaterial e natural. Através de uma programação que contemplará oficinas, palestras e apresentações artísticas, a Jornada pretende reunir tanto museólogos, professores, pesquisadores e produtores culturais como o público das comunidades tradicionais e seus agentes de desenvolvimento.

“A intenção é colocar em debate um repertório de conceitos específicos para a atuação de ecomuseus e museus comunitários em seus territórios, entendendo o que distingue esse tipo de museus dos espaços tradicionais de museologia”, aponta Davidson Kaseker, membro suplente do conselho consultivo da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários (ABREMC), uma das entidades que realiza o evento.

Sob o tema “Criando cidades e comunidades educadoras”, o encontro incentivará formação em torno dos conceitos de patrimônio material, imaterial e natural.
Ecomuseu de Maranguape sediará o evento.

Criado há cerca de quatro décadas, o conceito de museologia comunitária é mais abrangente do que os acervos de cultura material que costumam estar nos museus tradicionais. “O acervo do museu comunitário se estende para o imaterial: saberes, fazeres, histórias, lendas. Também prevê um empoderamento do sujeito local como ativo na construção da memória social e coletiva”, observa Kaseker.

Ele, que também dirige o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), ressalta que, na museologia comunitária, o patrimônio não é um objeto dado, mas construído através de um processo participativo, estimulando a própria comunidade a identificar seus patrimônios e pensar em como utilizá-los como recurso de desenvolvimento local e sustentável.

“Uma das características dos ecomuseus é que não existe um igual ao outro. Cada qual nasce de acordo com suas características locais e dos desejos da comunidade. A ABREMC procura dar uma orientação geral, mas a ideia fundante é a comunidade local ser protagonista desse processo, de preferência participando de uma gestão compartilhada.”

Sob o tema “Criando cidades e comunidades educadoras”, o encontro incentivará formação em torno dos conceitos de patrimônio material, imaterial e natural.
Crianças participam de atividade na Escola Municipal José de Moura.

Em sua quarta edição, é a primeira vez que a Jornada extrapola o eixo sul-sudeste do país e chega à região norte. A primeira edição aconteceu no Rio de Janeiro (RJ), seguida por Santa Maria (RS) e São José dos Campos (SP). “O evento consolida a ABREMC como uma organização de nível nacional”, acredita Kaseker. A entidade está atualizando um mapeamento de todos os ecomuseus e museus comunitários do Brasil.

“Estamos vendo um crescimento muito significativo de museulogia comunitária no país”, afirma. Segundo o diretor, já existe um diálogo com representantes do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) para que as diretrizes da entidade para os museus nacionais sejam adaptadas para contemplar os comunitários e ecomuseus.

Kaseker também elogia o espaço que receberá o evento: o Ecomuseu de Maranguape. “Ele se articula através da Escola Municipal José de Moura e envolve também os pais das crianças, em um conceito que é chamado de cocriação, fundamentado na pedagogia de Paulo Freire”, enfatiza. “É um exemplo claro de construção coletiva do conhecimento.”

Acesse a programação completa do evento, conheça os palestrantes que estarão presentes e se inscreva na IV Jornada de Formação em Museologia Comunitária.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×