Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 15 de fevereiro de 2017

Programa Cidades Sustentáveis lança ferramentas para aprimorar gestão pública

por

Em um país onde 10% da população mais abastada concentra 40,5% do rendimento total dos trabalhadores – e os 40% mais pobres fica com 13,6% desse montante –, a desigualdade deve ser tratada como o fator que origina “quase” todos os problemas encontrados nas cidades brasileiras. Essa é a opinião de Oded Grajew, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo.

Grajew dirige também o Programa Cidades Sustentáveis (PCS), que lançou nesta quarta-feira (15/2) – em evento que reuniu prefeituras signatárias da iniciativa no Sesc Consolação, em São Paulo – quatro novas ferramentas que pretendem aprimorar os instrumentos de gestão pública, direcionado tanto para o poder público como para a sociedade civil.

Uma delas tem a intenção de justamente ajudar na redução da desigualdade nas cidades do Brasil. Trata-se do Guia orientador para construção de Mapas da Desigualdade, que orienta e incentiva os municípios brasileiros a reunirem os indicadores necessários para concretizar seu próprio mapa.

Elaborado em parceria com a Oxfam Brasil e com o apoio da Fundação Ford, a ferramenta traz um passo a passo sobre como as cidades podem elaborar um diagnóstico preciso de suas regiões administrativas e, a partir desse levantamento, implementar políticas públicas que contribuam para a superação da desigualdade.

“Em São Paulo, o Mapa da Desigualdade é realizado há cinco anos. Coleta dados e apresenta as diferenças entre os melhores e os piores distritos da capital – e, principalmente, como a desigualdade é grande entre eles”, afirma Clara Meyer, coordenadora de Indicadores do PCS.

Versões do Mapa da Desigualdade já foram realizadas em Brasília, pelo Movimento Nossa Brasília, e na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Este último, aplicado em 21 municípios, mostrou que 60% dos moradores de Mesquita trabalham fora da cidade, e que, em Itaguaí, a taxa de homicío de jovens negros é de 142 por 100 mil habitantes.

O levantamento utiliza indicadores de diversas áreas da administração e, separando os dados por distrito, mede quais tem os melhores e os piores resultados. “A partir disso, o gestor pode definir prioridades de regiões que mais necessitam de investimento público”, acredita Clara.

Além de apresentar um passo a passo sobre a escolha dos indicadores, o guia apresenta também o cálculo do desigualtômetro, que determina o tamanho da desigualdade entre o melhor e o pior distrito em determinado aspecto. Por exemplo: em São Paulo, o índice de homicídios de jovens de 15 a 29 anos do sexo masculino é de 10,44 por 10 mil habitantes no distrito do Campo Limpo, na zona sul. Já na Vila Mariana, o indicador para esse tipo de crime é de 0,642 – registrando uma diferença de 16,26 vezes.

O guia também aponta de que maneira a apresentação deve ser estruturada para dar a maior visibilidade possível aos dados. “A ideia é que os resultados sejam divulgados em formato aberto, para que a população possa conhecer mais a sua cidade. Além de ser um instrumento para a construção de políticas públicas, ele aprofunda a democracia e a promoção da igualdade territorial”, observa Clara.

Direcionadas tanto para o poder público como para a sociedade civil, os quatro documentos foram apresentados nesta quarta-feira (15/2), em São Paulo.
Guia pretende ajudar na redução da desigualdade nas cidades brasileiras.

Durante o evento, também foi lançado um anexo do Guia de Gestão Pública Sustentável, contendo os indicadores do PCS e suas correlações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Este material também apresenta orientações para a elaboração do Plano de Metas, que deverá ser apresentado por todas as prefeituras que assinaram o PCS ainda no primeiro semestre de 2017. O Plano de Metas é um instrumento de planejamento e gestão que auxilia a administração pública municipal a definir prioridades de governo, metas qualitativas e quantitativas, prazos e compromissos.

Para Marcos Campagnone, que ajudou a construir o plano de governo de João Dória Jr. (PSDB) e atualmente é secretário adjunto de Urbanismo e Licenciamento, o Plano de Metas propicia um farol para o poder público. “É fundamental que planejamento e gestão sejam imanentes. Esse instrumento nos dá a oportunidade de tornar o programa de governo a principal referência para a ação executiva da gestão”, afirmou Campagnone.

Atualmente, o PCS conta com a adesão de 140 cidades, entre elas 12 capitais: Belém, Boa Vista, Curitiba, Fortaleza, Macapá, Recife, Rio Branco, Salvador, São Luis, São Paulo, Teresina e Vitória.

De acordo com o secretário adjunto, a gestão lançará ainda na primeira semana de março uma plataforma que pretende ampliar a participação popular no processo de construção do plano. Em abril serão realizadas as audiências públicas regionais para dar “dimensão territorial” ao processo. “É preciso envolver cada vez mais a sociedade nesses processos democráticos e participativos.”

Para Anna Livia Arida, do Minha Sampa, o programa de metas deve ser encarado como uma oportunidade para a gestão pública de fato ouvir as demandas e desejos da sociedade civil. “Ninguém melhor do que a própria população para dizer sobre suas necessidades e anseios para o futuro. A gestão municipal precisa estar aberta para aprender com a inteligência coletiva”, enfatiza.

“Devemos enxergar o processo de construção coletiva como uma aprendizagem também para as pessoas. Os cidadãos não estão acostumados a participar de decisões da cidade. Entender como o governo funciona torna-se uma oportunidade pedagógica.”

 

O evento contou ainda com a apresentação de outras duas publicações. Uma delas é o Guia de Ação Local para o Clima, que pretende auxiliar gestores públicos na execução e revisão de ações relacionadas às transformações do clima, ajudando-os a preparar suas cidades para que lidem melhor com os efeitos e impactos das mudanças climáticas.

O quarto documento apresentado no encontro é o Acesso à Justiça no Brasil: Índice de Fragilidade dos Municípios, que sistematiza dados existentes sobre o tema e propõe um índice para medir o nível de acesso à Justiça em cada cidade do Brasil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×