Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 20 de março de 2017

Websérie “Filho dos Outros” qualifica debate sobre redução da maioridade penal

por

Por Bruna Ribeiro, da Rede Peteca

Com o objetivo de qualificar o debate a respeito da redução da maioridade penal, o Coletivo Rebento lança a websérie “O Filho dos Outros”, no dia 22 de março. Disponibilizados na internet, quatro episódios trazem informações sobre o tema em votação no Senado.

Cada vídeo tem duração de 13 a 18 minutos e pode ser encontrado no YouTube ou no Facebook do grupo, formado por jornalistas, documentaristas e artistas. Bruno Garibaldi, um dos integrantes, explica que o projeto começou em 2015, contando com recursos obtidos por meio de um site de financiamento coletivo.

Ao todo, quase mil pessoas de 14 estados apoiaram a iniciativa. Devido à complexidade do tema, o coletivo decidiu abordar outros assuntos, na construção de um argumento que dialogasse com a discussão da redução da maioridade penal.  A websérie foi indicada pela Rio WebFest como melhor roteiro documental.

Temas em debate

No primeiro episódio, por exemplo, Rebento acompanhou a situação do sistema socioeducativo do Ceará, marcado por rebeliões, denúncias de torturas e maus tratos contra os adolescentes.

Já o segundo vídeo conta a história de mães e ex-internos que passaram pela antiga Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem), atual Fundação Casa. Os entrevistados contam a experiência e os impactos sociais e psicológicos deste processo na vida.

A pré-estreia gratuita acontece no dia 21 de março, terça-feira, no Teatro de Container, da Cia. Mungunzá de Teatro, no centro de São Paulo. Confirme sua presença.

A partir da história de quem passou pelo mundo do crime e das facções, o penúltimo episódio mostra como foi o processo de formação do Primeiro Comando da Capital (PCC) em São Paulo e os problemas da política de segurança do estado.

A série é encerrada com uma imersão no universo da juventude de periferia, a partir dos rolezinhos, bailes funks e redes sociais. Trata-se de um grupo que afirma a própria identidade na produção cultural e no comportamento, mas ainda é alvo de preconceito e criminalização.

Segundo Garibaldi, a principal vocação da série é ser um documento público e de fácil acesso, com conteúdo de referência a respeito de uma discussão tão importante. “Nossa intenção é sensibilizar as pessoas e engajar o debate, pois a redução pode ser aprovada a qualquer momento.”

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×