Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 26 de junho de 2017

SP: movimentos sociais organizam semana de direitos humanos

por

Berço de reivindicações históricas por direitos sociais, Perus (região noroeste de São Paulo) sedia entre os dias 26/06 e 1º/07 a  2ª Semana de Direitos Humanos – Pelo Fim do Terrorismo de Estado.

Entre os diversos debates, recebe destaque a discussão sobre o genocídio da juventude preta na quinta-feira (29/6), com a presença de Débora Silva, do Mães de Maio, do rapper Eduardo Taddeo e Douglas Belchior, da UneAfro Brasil.  A atividade integra a campanha #30DiasPorRafaelBraga, além dos debates sobre a questão indígena, reforma agrária e a importância da memória local.

Na sexta-feira (30), acontece o Sarau dos Refugiados, com teatro e performances e no sábado (1/7), a semana se encerra com a festa Jambaque, que traz nesta edição diversas atrações artísticas, como a presença da cantora Fanta Konate, do país africano Guiné Conacri, a Banda de Reggae Indaíz e o Grupo de Rap Oz Guarani, da aldeia indígena localizada no Jaraguá.

Importância do evento na periferia

Organizado pela Comunidade Cultural Quilombaque, em parceria com outros coletivos e organizações, o evento busca refletir sobre as várias formas de violações de direitos humanos vivenciadas pela população periférica, como o encarceramento em massa,o genocídio da juventude preta, as violências contra as mulheres negras, população LGBT, indígena e imigrante, que estarão representadas nas atividades que compõem a programação.

Serviço

2ª Semana de Direitos Humanos – Pelo Fim do Terrorismo de Estado
Data: 26/6 (segunda-feira) a 1/7 (sábado)
Local: Perus, região noroeste de São Paulo

“A semana tem como objetivo denunciar as atrocidades que vivenciamos diariamente em nosso território e, desse modo, pensar a garantia de direitos nesse espaço. Por meio da junção de várias frentes, queremos fomentar uma unidade de luta pelos direitos humanos na periferia”, apontou um dos organizadores, Cleiton Ferreira, integrante da Quilombaque.quilombaque_fotogicamuller

Programação completa

26/6 (segunda-feira) | das 19h às 22h 

Ponto Cego – O Terrorismo de Estado do Sistema Penitenciário de SP
Ação do Grupo Trecho com reflexões sobre o sistema penitenciário em São Paulo, com exposição, lançamento de livros, roda de conversa. Mediação de Munique Tavares e Almir Moreira.  
Local:
 Casa de Hip Hop Perus – entrada do Recanto do Humildes – Rua Julio Maciel com Rua Salles Gomes – Antigo Telecentro

 26/6 | (segunda-feira) | das 19h às 23h

Direitos Humanos na Kebrada – Sarau Segundas Negras  –  30º Edição 
Participação de músicos e poetas e apresentação de Sandro Indaíz e Marcelo Rodrigues

Local: Espaço Libertário Fofão Rock’n Bar – Estrada de Taipas, 3827 Parada de Taipas, Jaraguá

27/6 (terça-feira) | das 20h às 22h30

Lutas Queixas – Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) Carlos Alberto Pazzini 32 anos de lutas – Resgatar a memória – homenagear os velhos guerreiros e reacender a resistência!

Participação de Sebastião Silva, presidente do CDDH e demais membros da diretoria e antigos membros convidados, com mediação de Almir Moreira e José Soró, com o objetivo de resgatar a memória e homenagear o espaço.

Local: Salão Ação Social – Paróquia Santa Rosa de Lima –  R: Dr Oscar da Cunha Correa, 01 – Perus

28/6 (quarta-feira) | das 19h30 às 22h

Terra e Justiça – Indígenas e Trabalhadores Rurais
Painel 1 
– Povos Originários: Os Guaranis do Jaraguá Resistem!

Painel 2 – Reforma Agrária: O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e o Assentamento Comuna da Terra Irmã Alberta Resistem!

A atividade contará com a presença de Thiago Henrique Karai Djekupe, líder Jovem Xondaro Guarani, Silvana Bezerra e Vitória Demarchi, militantes e moradora  da Comuna Irmã Alberta e coordenadora de Juventude MST, com a mediação de Mario Bortoto. Haverá, aindaexposição e venda de artesanatos indígenas e alimentos da Reforma Agrária, de fotos e demais materiais.

Local: Cursinho Fábrica do Conhecimento – Sindicato dos Queixadas –  Rua Pe. Manuel Campello, 182 – Vila Inácio

 29/6 (quinta-feira) | das 19h às 22h    

Genocídio da Juventude Preta – Liberdade para Rafael Braga! #30DiasPorRafaelBraga
Debate com Débora Silva  (Movimento Mães de Maio), Eduardo Taddeo (Rapper) eDouglas Belquior (UNEafro Brasil), com mediação de Cleiton Ferreira ( Fofão).

Local: Comunidade Cultural Quilombaque –  Travessa Cambaratiba, 05  ao lado Estação de trem de Perus

30/6 (sexta-feira) |das 20h às 23h

Sarau D’Quilo e Sarau dos Refugiados
A atividade contará com participação do Sarau dos Refugiados, Coletivo Afronte, Grupo Pandora de Teatro, mediada pelo Sarau D’Quilo.

Local: Biblioteca Municipal Pe. José de Anchieta – Rua Antonio Maia, 651 – Vila Perus

1º de julho (sábado) | das 7h às 17h

Resistência e Lutas: Estamos Vivos! – GTP – Grupo de Trabalho Perus e o Processo de Identificação das Ossadas da Vala Comum/ Cemitério Dom Bosco

Neste dia, lideranças do bairro de Perus irão realizar atividade na Unifesp para visitar  o Laboratório de Antropologia Forense e entender em que estágio está o processo de identificação das ossadas da Vala Comum encontrada no Cemitério Dom Bosco na década de 1990, onde presos políticos da Ditadura Militar foram enterrados. Mediação de Carla Borges.

Local:   Unifesp – Laboratório de Antropologia Forense

 1º de julho (sábado) das 19h até a meia noite

Festa Jambaque – Resistência Cultural!
A festa contará com a participação de Fanta Konate (Guiné Conacri), Banda de Reggae Indaiz, Grupo de Rap Oz Guarani, Jongo do Coreto, Aurélio Prates – A Princesa da Zona Urbana e Dj Clevinho

Local: Comunidade Cultural Quilombaque  – Travessa Cambaratiba, 05 – ao lado da Estação de Perus

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×