Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 29 de junho de 2017

Formação gratuita quer ampliar oferta de esportes nas escolas

por

O programa Impulsiona, que quer capacitar professores do Brasil todo sobre o ensino de diversos esportes, vai ter sua primeira formação presencial em São Paulo no próximo sábado,  dia 1° de julho, no CEU Meninos. Isso porque a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e o Instituto Península, criador do programa, firmaram uma parceria de 4 anos para sua implementação. Durante todo o período, as escolas municipais e os CEUs poderão utilizar material didático de referência sobre educação esportiva.

As inscrições para a primeira formação estão abertas e os esportes trabalhados serão Hóquei sobre Grama e Atletismo. Ministrada por instrutores das Confederações dos dois esportes, a oficina é gratuita e acontece entre 8h e 17h, dividida em duas turmas.

O objetivo da parceria é fortalecer a política pública municipal de educação integral, criando oportunidades para que os professores possam ampliar a oferta de novos esportes para todos os alunos. Assim, esportes como rugby, badminton e hóquei farão parte da rotina de qualquer escola, independentemente de sua infraestrutura, já que o programa prevê o uso de materiais alternativos, adaptação de espaços e construção coletiva com os alunos.

Serão oferecidas formações presenciais para coordenadores pedagógicos, professores de Educação Física e orientadores de alunos líderes para 120 escolas, realizadas em duas fases.  A adesão da escola para estas oficinas esportivas é voluntária e todas as Diretorias Regionais de Ensino podem participar.

Durante todo o ano letivo de 2017 serão realizadas 26 turmas de oficinas esportivas, também divididas em duas fases. Cada oficina será ministrada em um encontro de 4 horas, no qual o professor de educação física será apresentado a um novo esporte, recebendo os insumos necessários para incorporá-lo às suas aulas. As inscrições para as oficinas presenciais serão realizadas no portal do Impulsiona, e estarão disponíveis para qualquer professor de educação física da Secretaria Municipal de Educação.

O Impulsiona é um programa de educação esportiva que complementa o CEU Olímpico, programa cujo intuito é incentivar a prática esportiva através do estímulo nos alunos à vivência de variadas modalidades esportivas nos CEUs da cidade. No entanto, o material de referência, as capacitações esportivas de educadores e cursos à distância são disponibilizados para professores de todo o Brasil no site do programa.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×