Os catadores são responsáveis por cerca de 90% da coleta de materiais recicláveis no Brasil, mas seguem invisíveis para boa parte da população e com pouco reconhecimento social.
O aplicativo Cataki, desenvolvido pelo Pimp My Carroça, vem para atuar nessa realidade, conectando os catadores com qualquer um que tenha resíduos ou material reciclável a ser recolhido. A ideia é reconhecer o pequeno empreendedorismo ambiental desempenhado por estes profissionais e, é claro, colaborar com o descarte adequado dos resíduos.
Gratuito para Android e iOS, o Cataki tem um banco de dados constante com os catadores, que podem ser solicitados por quem precisa do serviço. De acordo com a região em que mora, o usuário terá acesso aos diferentes perfis, com contato do catador e a informação de que tipo de serviço e material ele coleta. As duas partes decidem entre si um valor justo para o trabalho e contribuem, juntas, para o descarte consciente.
A base de dados do Cataki está em constante atualização e pode ser atualizada por qualquer um, bastando colocar foto, perfil, telefone de contato do catador e as demais informações solicitadas no site do projeto. Os usuários também ganham prêmios por cadastrarem os catadores, desde adesivos até uma gravura. A estimativa é que no Brasil existam, no total, cerca de 800.000 catadores de resíduos.
O aplicativo foi fruto de um trabalho de quase dois anos, desenvolvido em parceria com a ONG Humanitas 360 e o MIT Brazil Program, que trouxe uma aluna para o Brasil para ajudar no desenvolvimento do app. Lançado em julho na festa de 5 anos do Pimp My Carroça, o app será oficialmente lançado no Rio de Janeiro em agosto e em Recife em setembro.
Sou favorável a seleção dos resíduos.
Penso que o maior insentivo deve começar dentro dos lares.
É dali que saem todos os lixos.
É ali dentro dos lares que deve ser feito a seleção, mas também é necessário que na hora da coleta desses resíduos, seja dado um tratamento diferenciado para cada um. E não pode misturas tudo noezmo carro.
Boa tarde como posso utilizar este aplicativo na minha cidade ?
Tenho uma cooperativa de catadores e gostaria de utilizar esta ideia .
Oi, Cleiton. Como vai? No site do Cataki você consegue ver como baixar o aplicativo (http://www.cataki.org/). Espero ter ajudado!
Um abraço!
É so baixar o aplicativo no play store do celular e fazer o cadastro
Parabenizo essa iniciativa. Fico feliz por estar sendo desenvolvido um projeto que contribui tanto para os catadores, quanto para a população.
Muito bom saber disso, tenho papelão aqui em casa, e não encontro onde descartar