Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 31 de agosto de 2017

Zona Leste de São Paulo é tema de atividades na Casa da Dona Yayá

por

O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, sediado na Casa da Dona Yayá, inaugura em setembro a exposição Sesmaria de Passarinhos, que tem como objetivo valorizar o patrimônio Cultural da Zona Leste de São Paulo.

A exposição, gratuita, apresenta um recorte do trabalho desenvolvido pelo Grupo Ururay, coletivo parceiro na realização da mostra e que identifica, preserva e valoriza bens culturais da Zona Leste. Entre os destaques da Sesmarias de Passarinhos, está o levantamento fotográfico dos bens tombados ou em processo de tombamento da região.

A abertura se dará com o debate “Memória, patrimônio e universidade’, a ser realizado no dia 1º de setembro, às 18h30, na sede do CPC. Haverá ainda a exibição do documentário “Territórios de Ururay” e a distribuição do livro homônimo.

Sesmaria de Passarinhos fica em cartaz de 3 de setembro a 2 de março de 2018. Os horários de visita são: das 9h às 17h (segunda a sexta-feira) ou das 10h às 17h nos dias 3 e 17 de setembro de 2017.

Paralelamente à exposição, a Casa da Dona Yayá organiza também três itinerários temáticos com foco nos bens culturais da zona leste, organizados pelo Grupo Ururay. Os itinerários se darão nos territórios da Penha, Itaquera e São Miguel edialogam com os temas da exposição.

As saídas acontecem às 10h e os interessados devem se inscrever individualmente em cada atividade. Os roteiros e datas são os seguintes:

 2 de setembro
Roteiro Penha: Igreja de N. S. do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, Escola Estadual Nossa Senhora da Penha, Escola Estadual Santos Dumont.Inscrições via formulário online.

 23 de setembro
Roteiro São Miguel: visita à Capela de São Miguel Paulista. As inscrições serão divulgadas no Facebook do CPC.

 12 de novembro
Roteiro Itaquera: Casa do Chefe da Estação, Paróquia Nossa Senhora do Carmo, antiga sede da  fazenda da família Morganti. As inscrições serão divulgadas no Facebook do CPC.

Música

O Domingo na Yayá – programação de apresentações musicais no CPC – recebe no mês de setembro a produção dos alunos da graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Todas as apresentações são gratuitas.

No dia 3 de setembro, quem leva a música ao CPC é o Trio Cumbucado com o espetáculo A Rota do Indivíduo, que homenageia o cantor e compositor Djavan com músicas de diversas fases de sua carreira. A apresentação começa às 11h.

No dia 17, também às 11h, é a vez do grupo Ensemble Brasil apresentar o concerto Retratos, que tem como peça-chave a música “Suíte Retratos”, de Radamés Gnatalli, que homenageia quatro compositores populares brasileiros. O grupo demonstra, em sua apresentação, o modo com que Gnatalli apropriou-se das músicas dos quatro compositores e transformou em uma nova música. O Ensemble Brasil é um núcleo de artistas que sob a direção Angelo Ursini e André Bachur produzem concertos temáticos a fim de se apropriar da linguagem da música de concerto, propondo diálogos com diferentes linguagens artísticas.

 O CPC-USP – Casa da Dona Yayá fica na Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista, São Paulo.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×