Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 18 de setembro de 2017

Brasília recebe audiência pública sobre transporte e mobilidade

por

Na terça-feira (19), Brasília recebe a audiência pública “Transporte como direito social”, que acontece às 14h30 na Câmara dos Deputados. O evento marca o lançamento do projeto MobCidades – Mobilidade, orçamento e direitos.

Estarão presentes na audiência a professora e ex-Secretária Executiva do Ministério das Cidades, Erminia Maricato; engenheiro e ex-secretário de Transportes de São Paulo, Lúcio Gregori; a pesquisadora do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), Letícia Bortolon; o pesquisador e representante do Movimento Passe Livre (MPL), Paulo Henrique Santarém; e a educadora e assessora política do Inesc, Cleo Manhas.

A audiência é o ponto de partida do MobCidades, projeto que visa fortalecer e fomentar a participação popular na gestão da mobilidade urbana, com foco na garantia do direito à cidade e ao transporte. A iniciativa é do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) em parceria com 10 organizações integrantes da Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis e financiamento da União Europeia.

Para o projeto MobCidades, foram selecionadas 10 cidades brasileiras: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Ilhabela (SP), Ilhéus (BA), João Pessoa (PB), Piracicaba (SP), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e São Paulo (SP). Elas devem, até o fim de 2019, multiplicar a “Metodologia Orçamento e Direitos”, desenvolvida pelo Inesc, com o objetivo de atingir 50 organizações durante a execução do projeto.

Em cada cidade, as organizações locais vão promover e articular atividades formativas, de incidência, comunicação e monitoramento das respectivas políticas públicas de mobilidade urbana. “Só com participação popular conseguiremos pressionar os órgãos competentes a criarem e implementarem políticas públicas transparentes, capazes de assegurar a efetiva democratização dos espaços públicos”, enfatiza Cleo Manhas, assessoria política do Inesc, que realiza o MobCidades.

O evento terá transmissão ao vivo pelo site do E-democracia e mais informações sobre o MobCidades podem ser encontradas na página do projeto.


.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×