Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 18 de janeiro de 2018

Série de vídeos fala sobre importância do direito ao brincar

por

Por Ingrid Matuoka, do Centro de Referências em Educação Integral

O pesquisador da cultura das infâncias Gandhy Piorski versa sobre a potência da brincadeira em um dos vídeos da série “Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar”, lançado pela Rede Marista de Solidariedade: “Talvez a palavra ‘criança’, venha da ideia de criação, de expressão de algo mais profundo de si mesmo”.

A série tem como intuito explorar o que significa a brincadeira para o universo infantil, sensibilizando educadores e demais adultos para a importância desse direito, que vai muito além do lazer.

Leia + “Nossa sociedade sofre de um Transtorno de Déficit de Brincar”

O educador Nélio Spréa explica que ao analisar as atividades lúdicas das crianças é possível perceber muitos elementos do exercício da vida social. “A criança está atrás de lazer e prazer, como todos nós, mas o que acontece ali é vida real para a criança, porque ela está competindo, disputando, se frustrando, testando suas habilidades”.

Apesar desse potencial educativo, a brincadeira não deve, no entanto, ser sempre entendida como uma metodologia, explica a pedagoga Sheila Pomilho. “Não olhe o brincar como um meio, mas como um valor em si mesmo, deixando que o brincar seja espontâneo e livre, o que não quer dizer que não é intencional”, diz.

Outros especialistas como Beatriz Goulart, Gabriel Junqueira e Leandro Medina, além de pedagogos, diretores escolares e assistentes sociais, também figuram nos vídeos, explicando questões como culturas infantis, o brincar como linguagem e aprendizagem, o brincar na escola, o papel do adulto brincante e mediador, e a relação com os territórios.

Assista à série Brincadiquê?

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×