Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 31 de janeiro de 2018

No SaferLab, jovens criarão projetos para combater discursos de ódio virtual

por

SaferNet – organização que luta pela promoção de direitos humanos na internet – lançou em parceria com a Google.org e a UNICEF Brasil a iniciativa SaferLab. Com inscrições abertas até o dia 1 de março, o laboratório de ideias convida jovens de 16 a 25 anos a criarem contra-discursos para combater narrativas de ódio em ambiente virtual.

O que são contra-discursos?

“A noção de contra-discurso tem suas raízes no trabalho de Michel Foucault, que argumentava que, quando aqueles que são normalmente falados começam a falar por si mesmos, eles criam um contra-discurso – um ato de resistência ao poder e a segregação”, explica Juliana Cunha, diretora de projetos especiais da SaferNet.

Os grupos chamados para compôr o laboratório são os principais alvos de discriminação virtual mapeados pela SaferNet: mulheres, população negra e LGBTs.  A afinidade com o tema, experiência, criatividade e vontade de trabalhar com conteúdo online, criando oportunidades de diálogo, serão um diferencial na seleção.

As inscrições precisam ser feitas em grupos, e o conteúdo propositivo a concorrer pode ser desde um vídeo, uma hashtag ou um meme, desde que promova respeito e diversidade.

Na primeira fase, serão selecionados 300 jovens de todo o país para participar de formações online. Na próxima etapa, o grupo será reduzido para 150, que participarão de um final de semana dedicado ao desenvolvimento de projetos de contra-narrativa. 30 deles passarão para a fase de desenvolvimento, contando com mentorias de especialistas.

Os dez projetos que se destacarem ao longo de um ano de laboratório serão premiados com bolsas de R$1,5 mil até R$12 mil.

pessoas fotografas de costas assistem palestra
Lançamento do SaferLab / Foto: Facebook do SaferNet

“É preciso fortalecer mecanismos não-regulatórios e sociais que possam fazer frente à disseminação e o impacto das manifestações de incitação ao ódio na internet. O SaferLab faz parte desse esforço ao propor uma abordagem construtiva para o problema”, declara Juliana.

Acesse mais informações e a ficha de inscrição no edital completo do SaferLab.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×