Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 6 de março de 2018

O subterrâneo de São Paulo: conheça 9 lugares abertos à visitação

por

*Artigo publicado originalmente no ArchDaily com o título “Subterrâneos que resguardam parte da história de São Paulo“, em 18 de janeiro de 2018. O autor é Matheus Pereira

 

Com mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo é megalópole que esconde muitos mistérios aos olhos de quem passa por seu solo, apesar do frenético ambiente de quem transita diariamente pela cidade no intenso “vai e vem”.

Diferentemente do artigo Guia de mirantes para conhecer São Paulo do alto, agora apresentamos uma seleção de locais subterrâneos desconhecidos pela maior parte do público e que resguardam parte da história da cidade. Teatros, aquário, estação de metrô não concluída, instituições artísticas e culturais são alguns dos quase secretos espaços.

Confira nossa seleção a seguir:

1. Salão dos Arcos / Theatro Municipal

Como ícone arquitetônico e história que se confunde à da própria cidade, o Theatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes edifícios culturais paulistanos. Com estilo eclético e arquitetura concebida pelos arquitetos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi e execução pelo escritório de Ramos de Azevedo, foi inaugurado em 1911, após dezesseis anos de construção. Com seus interiores palacianos, grandiosos salões e escadarias, o edifício foi tombado em 1981 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (CONDEPHAAT) e resguarda uma série de segredos e espaços desconhecidos pelo público.

câmara subterrânea do theatro de São Paulo
Subterrâneo do Theatro Municipal de São Paulo / Divulgação

Entre os misteriosos espaços, o salão no subterrâneo do Theatro, inicialmente concebido para a circulação de ar entre os espaços e ainda, um túnel abaixo da Rua Coronel Xavier de Toledo que conduzia os artistas diretamente a um hotel do outro lado da rua, encanta quem visita-o, pela resistência ao tempo e preservação.

Internamente, desviando lateralmente à escadaria principal no foyer, uma porta esconde uma pequena escada de acesso ao subsolo. O salão com uma série de arcos cerâmicos e base em pedra assentadas com uma mistura de areia, calcário, conchas e gordura de baleia, tem capacidade para abrigar cerca de 120 pessoas. Em 2017, o salão inaugurou um bar intitulado Bar dos Arcos, permitindo que parte do público possa conhecer de perto o histórico ambiente.

Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República, São Paulo – SP, 01037-010.

2. Teatro do Centro da Terra

Localizado a 12 metros abaixo do solo da cidade, nos cruzamentos dos bairros do Sumaré e Perdizes, o teatro foi inaugurado em 2001 após cerca de dez anos de obras e escavações. O nome em homenagem ao espetáculo Viagem ao centro da Terra faz menção à peça teatral apresentada em 1992 pela Companhia de teatro Multimídia de São Paulo.

palavra do teatro do centro da terra
Teatro do Centro da Terra / Divulgação

Junto ao auditório com capacidade para 100 pessoas, palco italiano, coxias e urdimento, há um conjunto de salas de ensaios, pesquisas, música e teatro distribuídas pelos quatro andares.

Endereço: R. Piracuama, 19 – Sumaré, São Paulo – SP, 05017-040.

3. Cripta da Catedral da Sé

Localizada a 7 metros abaixo do altar da catedral em estilo neogótico, o espaço possui cerca de 620 metros quadrados. Nos interiores, o piso em mármore Carrara em variantes de preto e branco e abóbodas ogivais com revestimento cerâmico resguardam quinze túmulos de bispos brasileiros e portugueses que atuaram na capital. Da quantidade de sepulturas, há a capacidade para o dobro, e além dos bispos, também se encontra a sepultura do cacique Tibiriçá, pertencente à lista dos primeiros indígenas a serem catequizados na cidade.

abóbadas, piso quadriculado e banco da cripta da sé
Interior da cripta da Catedral da Sé / Divulgação

As visitas guiadas ao subterrâneo da Igreja ocorrem com agendamento prévio.

Endereço: Praça da Sé – Sé, São Paulo – SP, 01001-000.

4. Casa das Caldeiras

Localizada no bairro da Água Branca, lateralmente à linha 7-Rubi da CPTM, o terreno com históricos galpões e três torres cerâmicas contribuíram à geração de energia para a indústria paulistana pertencente à família Matarazzo. O complexo foi fechado entre as décadas de 1970 e 1990 para restauro, após tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT).

paredes com tijolos iluminados por luzes
Subterrâneo da Casa das Caldeiras / Divulgação

No espaço subterrâneo, os túneis que conduziam a fumaça até as chaminés, atualmente deram lugar a um centro cultural destinado a exposições e atividades artísticas, preservando resquícios da memória paulistana. O espaço subterrâneo pode ser percorrido pelos visitantes do Centro Cultural.

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 2000 – Água Branca, São Paulo – SP, 05001-200.

5. Passagem literária da Consolação

O túnel localizado abaixo da esquina da frenética Avenida Paulista e Rua da Consolação, que anteriormente interligava os pedestres pelo cruzamento subterrâneo, transformou-se há alguns anos em um espaço dedicado à Arte e Cultura. A priori, apresentava condições precárias, marcadas pela sujeira e mal odor. Após manutenção e reformas deu lugar a um sebo, exposições e apresentações musicais.

passagemliteraria_subterraneoarchdaily

A passagem tem entrada pela Rua da Consolação, ao lado do Cine Belas Artes. Apesar de aspecto sombrio à quem passa pela calçada, descendo pelas escadas, o aspecto transforma-se em prol da Cultura.

Endereço: R. da Consolação – Consolação, São Paulo – SP, 01301-000.

6. Aquário subterrâneo do Parque da Luz

Inaugurado em 1825, o Parque Jardim da luz é o mais antigo da cidade de São Paulo. Rodeado por importantes edifícios para a história municipal, como o antigo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo – atual Pinacoteca do Estado de São Paulo, projetada pelos arquitetos Ramos de Azevedo e Domaziano Rossi em 1900, reformado em 1990 por Paulo Mendes da Rocha e ainda, a Estação da Luz, projetada pelo arquiteto britânico Charles Henry Driver em 1867. O jardim dispõe de importantes espécies vegetais, espelhos d’água, fonte e esculturas de Victor Brecheret, além do valor histórico e artístico, ainda mantém um dos tesouros da cidade: um aquário subterrâneo.

aquária nas paredes de parque subterrâneo
Aquário subterrâneo do Parque da Luz/ Foto: Lilian Cohn via Flickr

Com entrada por meio de uma pequena caverna em forma de túnel, possui vidros laterais criados intencionalmente à visualização dos peixes do lago. Infelizmente, o aquário natural e passagem subterrânea aberta ao público apresentam mal estado de conservação, pela falta de manutenção na água, vidros e iluminação.

Endereço: R. Ribeiro de Lima, s/n – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01122-000.

7. Estações abandonadas do Metrô de São Paulo

A pouco mais de oito metros abaixo do solo da Estação Dom Pedro II, há resquícios de parte da estação do metrô que começou a ser construída na década de 1960 e que nunca foi finalizada. Estruturas em concreto, treliças, túneis e linhas sem acesso ao público, escondem o que viria a ser uma nova plataforma de embarque. Atualmente, a área serve como área de manutenção dos trens.

espaço vazio de estação abandonada de metrô
Estação abandonada do metrô / Foto por Agiesbretch via Wikimedia

Endereço: Rua da Figueira, s/n – Brás, São Paulo – SP

8. Trilhos do Metrô de São Paulo

foto em preto e branco dos trens do metrô
Trilhos do metrô / Foto por Lucas Lima via Flickr

Longe da agitação do Metrô de São Paulo, as madrugadas com a presença de funcionários que trabalham intensamente para manutenção dos trilhos e estações, escondem um ambiente desconhecido pelos passageiros. Ocasionalmente, são oferecidos diferentes modelos de visitas monitoradas às estações, entre o centro operacional e processos técnicos da madrugada, permitindo que o público conheça os bastidores da rede metroviária.

9. Túnel Quartel da ROTA

Inicialmente com cerca de 3 quilômetros de extensão, o túnel de tijolos cerâmicos e terra batida que interligava o prédio do quartel de Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA) à antiga penitenciária da Avenida Tiradentes e ainda à outras bases de segurança da Polícia, atualmente com apenas 100 metros, ainda guarda parte de suas histórias.

Como uma pequena galeria, junto a outras salas que contam parte da história do quartel e segurança paulistana, dispõe fotografias de época, cartazes e objetos que propicia entendimento aos visitantes. Construído com materiais importados da França (telhas), Itália (tijolos) e Letônia (pinho), atualmente o prédio do quartel é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (CONDEPHAAT).

Endereço: Av. Tiradentes, 440 – Luz, São Paulo – SP, 01101-010

Parte dos locais aqui apresentados e alguns outros, podem ser conferidos através de um tour virtual por meio de vídeos e fotografias através do site Tab Subterrâneos.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×