Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 14 de setembro de 2018

Xenofobia contra imigrantes venezuelanos derruba mito do Brasil como país acolhedor

por

Por Jobana Moya, ativista no Coletivo Warmis, que atua em diversas frentes pela garantia do acesso à informação para a comunidade imigrante, especialmente para as mulheres, e pela valorização da cultura migrante 

 

Moro no Brasil há mais de 10 anos e sinto que o tema da migração tem ganhado visibilidade pelo aumento do contexto de deslocamento forçado no mundo nos últimos anos e também porque os imigrantes estão se organizando e lutando por suas pautas.

Leia + EUA: política de encarceramento impacta desenvolvimento integral de crianças migrantes

No entanto, o mito do Brasil de braços abertos, de país acolhedor, cai por terra quando olhamos para o episódio de xenofobia contra as irmãs e irmãos venezuelanos em Roraima.

Vivemos um momento onde o fascismo passeia descaradamente e se afirma com mentiras e violência. A xenofobia e a discriminação, antes veladas, agora se manifestam com insolência em qualquer lugar que encontre oportunidade.

Formada por ativistas voluntárias, a Equipe Base Warmis – termo que significa mulheres em quéchua – faz parte do Organismo Internacional do Movimento Humanista Convergência das Culturas.

Podemos sentir empatia e solidariedade pelos imigrantes e refugiados em fotos e notícias de lugares distantes; por crianças sendo presas e separadas de suas famílias, pelas crianças e adultos se afogando no Mediterrâneo, porém, quando esses imigrantes e refugiados estão na nossa realidade se tornam uma ameaça. Por quê?

Uma coisa que sempre amei e ainda amo na cidade de São Paulo é a diversidade de rostos, culturas e o fato da migração ter sido um dos pilares para a formação de sua história e sociedade – ainda em construção.

Por isso, vejo com preocupação a atual conjuntura política do País, com o retrocesso de políticas de direitos sociais  e do trabalhador, com o sucateamento dos serviços públicos de educação e saúde e a privatização de tudo o que é possível.

Em meio ao caos, o imigrante ou refugiado se torna um fácil bode expiatório. Nesta época eleitoral, a extrema direita ataca com discursos xenofóbicos e oportunistas e encontra respaldo em pessoas atemorizadas em relação ao seu futuro, desinformadas a ponto de acreditar que, fechadas as fronteiras, tudo vai ficar bem.

Porém, o caos também permite romper estruturas e trazer à tona coisas interessantes para discutimos como sociedade. Exemplo disso é a organização de coletivos, movimentos sociais e propostas políticas como a Dobradona, da qual sou apoiadora porque ainda que não possa votar posso apoiar iniciativas nas quais acredito como humanista e que me incluem como mulher e imigrante.

Como encarar o desconhecido? Como sentir o humano no outro? Como tratar os demais do modo como gostaria de ser tratado? Todos somos seres humanos com nossa diversidade que nos enriquece e não sabemos o que nos espera o futuro.

O que se pode ter certeza é que estamos no mesmo barco e se não trabalharmos como irmãs e irmãos afundaremos juntos. Precisamos de políticas de acolhimento, campanhas de informação contínuas, mas, sobretudo precisamos proteger os direitos humanos.

Os imigrantes e refugiados movimentam as economias locais e, no Brasil, pagam impostos como todos (mesmo que indiretamente). As poucas políticas de acolhimento implementadas não são um gasto extraordinário para o Estado, pois estamos aportando na economia local e pouco ou nada usufruímos das políticas sociais.

Temos leis e convenções dos quais o Brasil é signatário e poderíamos começar por respeitar e cumprir esses acordos no recebimento de imigrantes e refugiados.

A imigração e o refúgio precisam ser encarados na sua real dimensão e contexto e na perspectiva da solidariedade dos povos, dando acesso a uma cidadania plena em direitos sociais e políticos a partir da compreensão de que todos estão construindo uma sociedade à qual aspiramos. Um Brasil, sobretudo, mais justo para todos os que moram nesta terra.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×