Criar na cidade

As 5 matérias mais lidas do Portal Aprendiz em 2018

Como o educar no território e a concepção de uma cidade educadora estiveram – ou não – presentes nos acontecimentos e discussões que pautaram 2018? O Portal Aprendiz selecionou as matérias mais lidas publicadas ao longo do ano, que ajudam a constituir um panorama do que foram os últimos 12 meses. Confira:

Psicanalista Christian Dunker propõe relação entre escola e território contra “lógica de condomínio”

O psicanalista Christian Dunker, professor titular da Universidade de São Paulo (USP), explica em entrevista ao Portal Aprendiz o que é a lógica de condomínio e também como a ocupação de espaços públicos e o diálogo entre escola, comunidade e cidade podem fazer com que os muros já postos se tornem mais porosos, permitindo brechas de transformação.

Incêndio no Museu Nacional é perda irreparável para a educação, patrimônio e memória do país

O Museu Nacional do Rio de Janeiro perdeu 90% de seu acervo em um incêndio que varou a noite do dia 2 de setembro de 2018. As chamas devoraram quase 20 milhões de artefatos da construção bicentenária. O incêndio é parte de uma cronologia de descaso que assombra museus e instituições de cultura no Brasil, metaforizando – e materializando – o desdém para com a memória, o patrimônio e as ciências do país.

“Quando as crianças estão brincando, estão explorando o mundo”, diz ilustradora peruana Issa Watanabe

A artista peruana fala sobre a importância do brincar e do desenho na formação cognitiva e social das crianças  – e como os adultos não devem interferir ou podar sua criatividade. Em seu entendimento, a brincadeira deve ser vista como uma necessidade biológica, que permite canalizar e resolver conflitos sem perigo e produz, acima de tudo, um prazer da descoberta, da curiosidade ante o novo

Pedagogia das Encruzilhadas: uma perspectiva afro-brasileira para a educação

Luiz Rufino, doutor em Educação formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), escreveu a tese de doutorado “Exu e a Pedagogia das Encruzilhadas”. Nela, o pedagogo propõe uma pedagogia alternativa aos saberes postos como universais e a educação como caminho de reconstrução dos seres a partir de conceitos extraídos de sabedorias e viveres afro-brasileiros.

O que é direito à cidade? Material faz trajetória do conceito

O que, afinal, significa direito à cidade, expressão veementemente evocada por movimentos sociais nos últimos anos e que, no Brasil, ganhou territorialidade após as mobilizações de 2013? A pesquisadora Bianca Tavorali, do Núcleo Direito e Democracia, explica.