Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 7 de março de 2019

Projeto “Casa Fora de Casa” convida moradores a se apropriarem dos bairros

por

O setor Pedro Ludovico, em Goiânia (GO), é um bairro que data de 1950. Predominantemente ocupado por casas térreas, interpeladas pelo comércios locais, o território ainda concentra grande parte de seus moradores pioneiros e tem resistido à especulação imobiliária causada pela valorização da área nos últimos anos.

Entre março e maio de 2018, o bairro histórico foi palco do “Casa Fora de Casa”, projeto idealizado pelo estúdio colaborativo Sobreurbana, formado pela arquiteta Carol Farias e pelo comunicador André Gonçalves.

O estúdio colaborativo se propõe a melhorar a experiência de pessoas nos espaços públicos da cidade, desenvolvendo uma metodologia que pesquisa sobre as dinâmicas comunitárias para então readequar o espaço físico, estreitando laços entre pessoas e lugares

Neste caso, o projeto propôs uma bateria de atividades culturais, realizando ações com parceiros locais para aproximar os moradores dos espaços públicos e equipamentos do território, como cinemas na rua, jornadas pelo patrimônio do bairro e pedaladas.

Com uma edição já realizada em 2016 – feita no bairro Setor Sul – o estúdio compilou ambas as edições em metodologias disponíveis para download gratuito. O resultado pode ser conferido na plataforma Cidades Educadoras, nos materiais Viva Setor Sul 1 e Viva Setor Pedro.

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×