Aprender na cidade

Jovens de Paraisópolis e Capão Redondo podem participar da Escola de Liderança Para Meninas

Desenvolver habilidades de liderança em uma sociedade ainda marcada pelo machismo pode auxiliar meninas a se empoderarem e conhecer seus direitos. É com esse objetivo que a Plan International Brasil abre as inscrições para as primeiras turmas da Escola de Liderança Para Meninas em São Paulo.

Voltado para jovens de 15 a 19 anos, o projeto transformou a vida de meninas no Maranhão e agora chega às comunidades do Capão Redondo e de Paraisópolis para mudar a realidade das adolescentes paulistanas.

O  curso vai de abril a novembro e intenta promover a cidadania por meio de ações de influência política em favor da igualdade para meninas.

Em Paraisópolis, será formada uma turma de 30 meninas, que terão aulas na ONG Pró-Saber. No Capão Redondo, por sua vez, serão duas turmas, totalizando 60 jovens, e as aulas ocorrerão na Fábrica de Cultura do Capão Redondo.

Ao todo, serão 19 oficinas, além de atividades externas como visitas a instituições públicas. A certificação das participantes acontecerá em novembro.

Programação

Módulo I: Direitos humanos, cidadania e direito de ser menina;

Módulo II: Igualdades e desigualdades de gênero;

Módulo III: Identidades e diversidades;

Módulo IV: As meninas e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU);

Módulo V: Empoderamento e liderança;

Módulo VI: Participação feminina e ativismo;

Módulo VII: Políticas Públicas e espaços de controle social;

Módulo VIII: Incidência e influência política.