Criar na cidade

E-book reúne experiências criativas de mediação de leitura

O programa BiblioArte LAB lança dia 15 de abril o e-book Caderno BiblioArte LAB, reunindo 11 projetos inspiradores que mesclam mediação de leitura com mídias digitais.

Leia +: Como criar uma biblioteca comunitária no território?

O objetivo é disponibilizar para educadores, professores, bibliotecários e mediadores de leitura um passo a passo de como implementar projetos de mediação de leitura que considerem as tecnologias enquanto aliadas na alfabetização e literacia de crianças e jovens.

O livro é dividido em três modalidades de atividades: Laboratórios, Projetos e Movimentos. Por meio de oficinas de fanfics ou do mapeamento do território ao redor da biblioteca, o e-book coloca esse equipamento cultural como centro da aprendizagem e laboratório de experiências criativas que podem atrair mais leitores e leitoras.

O Caderno BiblioArte LAB será lançado oficialmente no próximo dia 15 (segunda), no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, em Poços de Caldas. O encontro contará com duas edições do laboratório “Experiências criativas para leitores do século XXI”. A 1ª edição acontece das 12h a 13h40, e o segundo momento, das 17h30 a 17h10.

O e-book estará disponível gratuitamente para toda rede municipal e estadual de Poço de Caldas (MG). Demais interessados poderão adquiri-lo em loja virtual e todo o dinheiro será revertido para projetos de formação de novos leitores do programa BiblioArte LAB.

O que é o programa BiblioArte LAB?

O programa BiblioArte LAB é um laboratório de inovação de práticas de leitura e formação de leitores. Espaço público idealizado pela parceira entre a ONG Casa da Árvore e a Secretaria Municipal de Cultura, o programa olha para a tecnologia não somente enquanto desafio mas como aliada neste processo.

O programa BiblioArte LAB já foi finalista do Prêmio Jabuti 2018 na categoria Inovação na Formação de Leitores, e do Prêmio IPL – Retratos da Leitura. Além disso, integrou o Iberbibliotecas – Programa Iberoamericano de Bibliotecas.