Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 28 de maio de 2019

Museu do Impedimento busca reconstruir história do futebol feminino no Brasil

por

Proibido por lei durante 40 anos, a prática do futebol por mulheres tem poucos registros. E para colaborar no processo de reconstrução desta história e da memória da prática esportiva, o Google e o Museu do Futebol se uniram na plataforma colaborativa “Museu do Impedimento”.

Leia +: Participação no futebol como direito de todos e todas

A ideia é que as pessoas encaminhem vídeos, fotos, áudios e imagens e ajudem a construir uma linha do tempo sobre o futebol feminino no Brasil. O site da iniciativa receberá colaborações até o dia 23 de junho; depois, o material ficará disponível na plataforma Google Arts & Culture.

 O futebol feminino no Brasil

Os primeiros registros do futebol feminino no Brasil são do começo do século XX. Mas, de 1941 a 1979, um decreto proibiu que as mulheres praticassem o esporte no país. Mesmo impedidas pela lei, muitas mulheres seguiram jogando e foi só na década de 1980 que o esporte voltou a ser praticado livremente.

Os anos de proibição oficial geraram consequências que reverberam até hoje: jogadoras recebem até menos de um quinto que os jogadores, os campeonatos femininos sofrem do preconceito midiático, que pouco o divulgam, e quase nada de sabe da história das pioneiras do esporte.

 

 

Envie fotos, documentos ou relatos do futebol feminino para: museudoimpedimento.com

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×