Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 30 de maio de 2019

Centro boêmio de Natal (RN), Beco da Lama é revitalizado com grafites inspirados na cultura popular

por

Quem andou nos últimos dois meses pelo Beco da Lama, reduto boêmio de Natal (RN), deparou-se com figuras inusitadas grafitadas nos muros: tem um lobisomem de olhos amarelos uivando para o céu; um boi maranhense adornado de fitas dançantes; e também Câmara Cascudo, ladeado por figuras da cultura popular a qual dedicou uma vida de pesquisa.

Leia +: Niggaz, o grafiteiro que virou praça na praça que foi escola

Os grafites são parte de um projeto de revitalização da rua Vaz Gondim, popularmente conhecida como Beco da Lama, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura com investimento da prefeitura. A região histórica, de bares com laureadas cachaças e casas de artigos religiosos afro-brasileiros, virou tela para 48 grafiteiros, em sua maioria potiguares.

Miguel Carcará, grafiteiro, educador social e responsável pela coordenação do projeto, explica o porquê da escolha desta arte urbana para valorizar o espaço público: “Quando você olha o grafite, na verdade você está olhando para o povo que o produz, o povo que habita a cidade e suas comunidades.”

figuras do imaginário popular no beco da lama
Alguns dos grafites que adornam o Beco da Lama, em Natal (RN) / Crédito: Miguel Carcará

Valorização da produção e da cultura local

Não há quem não conheça na capital potiguar a figura de Câmara Cascudo (1898-1986). Folclorista e pesquisador da cultura popular, o artista dedicou sua obra a sabedoria popular e as lendas e causos locais.

“Câmara Cascudo é uma pessoa muito representativa do nosso estado, e nós pegamos essa parte de sua pesquisa que passeia pelas lendas e crenças populares porque elas tem uma parte lúdica, que dá para trabalhar bem nos grafites”, conta Carcará. Lobisomens, sacis, curupiras e outros representantes do bestiário brasileiro adornam os muros.

Ainda que o projeto seja recente, previsto para terminar em novembro, o grafiteiro afirma já ser possível notar uma comoção entre os moradores, comerciantes e passantes: “O espaço se tornou mais ativo e teve um avanço na cena artística local.”

figuras mitológicas como o saci a curupira
Figuras mitológicas brasileiras fazem parte dos grafites / Crédito: Miguel Carcará

Grafite como inclusão social

A iniciativa da prefeitura de Natal é uma narrativa de contrapelo a como o poder público em geral olha para o grafite e para a arte urbana em outras cidades. Em São Paulo, a gestão do ex-prefeito João Dória (PSDB) travou em 2017 e 2018 um embate com pichadores e grafiteiros locais, apagando espaços emblemáticos de grafite como a avenida 23 de maio. O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou a ação.

Para Carcará, é muito importante que o poder público reconheça a riqueza cultural dessa manifestação artística e não endosse discursos criminalizantes: “o grafite, no Brasil, é uma ferramenta de inclusão social. Há dez anos, milhares de jovens ociosos que poderiam estar inseridos no crime optaram pelo grafite e hoje são artistas reconhecidos, não só nacional, mas internacionalmente. Quando um governo se recusa a entender isso, ele está negando a cultura de um povo.”

Ele também acredita que a revitalização do Beco da Lama mostra o poder da arte em desvelar o melhor que uma cultura local produz: “nos tempos difíceis em que estamos vivendo, com tantos conflitos ideológicos, só a arte é capaz de produzir um espaço de autoafirmação das pessoas e mostrar o potencial que elas carregam.”

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×