Aprender na cidade

Jovem leva pesquisa sobre tratamentos quimioterápicos para feira de ciências na China

Ganhadora do Prêmio Killing de Tecnologia na Mostratec 2018 (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), a estudante Giovana Berti Mantovani será a única a representar o Brasil na Castic (China Adolescent Sciente & Technology Innovation Contest), feira de ciências que acontece em julho em Macau, região autônoma da China. 

O projeto de Giovana investiga o detergente Acabi (derivado do breu branco, uma resina extraída do pinheiro) como possível redutor de danos às células sadias durante os tratamentos quimioterápicos.

Embora o Acabi já houvesse sido sintetizado por outros pesquisadores na área médica, a jovem é pioneira na observação de que a estrutura molecular do composto ataca células tumorais, e não as saudáveis – que também são destruídas durante a quimioterapia.

Mostratec 2018

Maior feira de ciências da América Latina, a Mostratec acontece anualmente em Nova Hamburgo (RS). Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Técnico de 27 estados brasileiros e 22 países apresentaram trabalhos em áreas como Tecnologia, História, Identidade, Engenharia, Biologia e Robótica.

Em 2018, uma grande variedade de estudantes olhou para produtos naturais e de seus territórios como base de sua pesquisas científicas e projetos, assim como Giovana. Confira na matéria Mostratec 2018: projetos científicos têm como base riquezas ambientais e saberes do território.