Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 15 de agosto de 2019

Nova biografia de Paulo Freire apresenta educador para além dos estereótipos

por

Publicado originalmente no Centro de Referências em Educação Integral 

Paulo Freire nunca foi comunista. Ainda é mais lido nas universidades do exterior do que nas brasileiras. Nunca pregou uma educação partidária nas escolas. Estes são apenas alguns dos aspectos sobre os quais a nova biografia do pedagogo joga luz.

Leia +: A atualidade de Paulo Freire

Escrita por Sérgio Haddad, doutor em história e filosofia da educação pela Universidade de São Paulo (USP), e um dos fundadores da Ação Educativa, a obra O Educador: um perfil de Paulo Freire, estará disponível nas livrarias a partir de 9 de agosto. O lançamento oficial, com a presença do autor, ocorrerá em São Paulo, no Dia Internacional da Alfabetização, celebrado em 8 de setembro.

“A minha missão era informar quem é Paulo Freire, porque o debate é muito ideologizado e percebo que as pessoas não conhecem nem o Paulo e nem sua obra”, diz o autor sobre a publicação da obra em um momento de polarização no país.

paulo-freire
A editora Todavia o define como “um livro sóbrio que mostra Paulo Freire para além dos estereótipos”.

Com uma escrita literária, baseada em fatos, Sérgio Haddad reconstrói a trajetória de Freire e esclarece aspectos pouco conhecidos de sua vida. Voltado principalmente para quem quer começar a entrar em contato com as obras do pedagogo, o livro une história pessoal ao contexto histórico e político em que Freire produziu suas obras. Assim, é possível compreendê-las a partir desse prisma duplo.

Confira a entrevista de Sérgio Haddad ao Centro de Referências em Educação Integral:

Centro de Referências em Educação Integral: Como surgiu a ideia de construir essa biografia de Paulo Freire?

Sérgio Haddad: A editora Todavia me convidou para escrever um livro que contasse a história de vida do Paulo, de maneira mais literária do que documental, e que mostrasse como suas obras são um produto do que ele estudava em confronto com a realidade que vivia.

Isso foi no começo de 2017, e ainda não estava dado o clima da conjuntura atual. Na medida que fui escrevendo, o contexto foi se acirrando. Entendi então que minha missão era informar quem é Paulo Freire. O debate é muito ideologizado e percebo que as pessoas não conhecem nem o Paulo e nem sua obra, apesar de ser muito conhecido internacionalmente.

CR: E, em resumo, quem foi Paulo Freire e o que ele defendia?

SH: O Paulo tem uma perspectiva humanista, que valoriza a educação como pertencente ao ser humano, e dá uma conotação política à educação. Ele argumenta que é impossível a educação ser neutra. Isso porque ela é parte da sociedade e, portanto, tem um objetivo que é estabelecido ao longo da história.

Freire também mostra que, por meio da educação, as pessoas podem ajudar a melhorar a sociedade. E por que melhorar? Porque poderia também piorar. Mas é aí que entra seu caráter humanista, da amorosidade, da beleza no processo educativo, e de valores éticos.

O livro traz ainda a posição de Paulo em relação ao marxismo. Ele se utiliza desse método para analisar a realidade. Mas o fato de utilizá-lo como ferramenta não quer dizer que tenha uma relação com o comunismo, do qual foi muito crítico.

Um dos capítulos chama “Minhas reuniões com Marx nunca me sugeriram que eu parasse de ter reuniões com Cristo”, que é uma fala dele. Freire nunca foi comunista. Nunca foi filiado a uma teoria. Mas, ao mesmo tempo, não se negava a utilizar as diversas teorias a que tinha acesso para compreender a realidade em que vivia. Essa relação entre teoria e prática era muito forte, nunca havia uma distância.

CR: Como este livro dialoga com o cenário político e educacional de hoje? 

SH: Paulo Freire defende o respeito aos indivíduos, a responsabilidade com o outro ser humano e com a natureza, e o estímulo ao pensamento crítico.

Isso confronta o período em que vivemos, permeado por um discurso de ódio e de estímulo à violência. De apoio à militarização e à destruição ambiental. E também se coloca contra a visão que reduz a educação a uma questão técnica.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×