Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 29 de agosto de 2019

Aberta consulta pública sobre promoção dos direitos humanos no Brasil

por

Está aberta, até o domingo, 1º de setembro, a consulta pública sobre o 3º Ciclo do Mecanismo de Revisão Periódica Universal (RPU) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A RPU é uma ferramenta de monitoramento das ações e avanços do Estado Brasileiro referentes aos Direitos Humanos, e possui grande relevância por proporcionar uma oportunidade para a reflexão e diálogo entre o Governo e a sociedade civil brasileira, além de promover ensejos para cooperação nacional e internacional.

O relatório está dividido em 21 seções – que incluem igualdade racial; povos indígenas; promoção e proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente; direitos da população LGBT; migrantes e refugiados, e direito à educação e habitação – além de uma Introdução e Metodologia (que detalham a tipologia utilizada).

O formato de consulta pública atende ao proposto pela própria sociedade civil, em diálogos com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), para construir uma ferramenta mais eficaz na coleta das impressões dos cidadãos quanto ao documento.

Criado em 2006, juntamente com o Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas, a Revisão Periódica Universal (RPU) é uma análise detalhada que realizam os Estados-membros da ONU sobre a situação dos direitos humanos em cada país e as medidas adotadas para protegê-los e promovê-los. Conheça as 246 recomendações que já feitas ao Brasil.

 Acesse o formulário da Consulta Pública

Leia o relatório completo

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×