Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 10 de setembro de 2019

12ª Bienal de Arquitetura aposta no protagonismo do cotidiano

por

Em um contexto de mudanças geopolíticas, transformações ambientais e incertezas frente ao futuro, arquitetos e urbanistas voltam seus olhares para o protagonismo do cotidiano na 12ª Bienal de Arquitetura de São Paulo. 

O evento acontece em dois edifícios da capital, com a exposição “Todo dia”, no Sesc 24 de Maio, de 10 a 29 de setembro, e “Arquiteturas do cotidiano”, no Centro Cultural de São Paulo (CCSP), de 13 de setembro a 8 de dezembro.

Leia+Arquitetura, gênero e raça: conheça 8 arquitetas e urbanistas inspiradoras

A proposta foi definida a partir de um concurso internacional realizado em 2018,  do qual Charlotte Malterre-Barthes, Ciro Miguel e Vanessa Grossman saíram vencedores. O tema surgiu de uma pesquisa do grupo neste campo de discussão, pautado também por nomes como Lina Bo Bardi e Paulo Mendes da Rocha

“O poder discreto do cotidiano está em sua capacidade de traduzir o modo como habitamos, utilizamos recursos naturais e mantemos o espaço em práticas comuns, e que fazem do projeto algo relevante e uma preocupação compartilhada”, afirmam os curadores.

Estruturada em três eixos temáticos que abordam as relações sociais no espaço urbano, sustentabilidade e preservação e manutenção da arquitetura na cidade, a 12ª BIA aposta na reflexão e compartilhamento. 

“A compreensão das cidades contemporâneas a partir das pessoas, dos seus diferentes cotidianos, histórias, revela um conjunto de singularidades e reincidências, entre elas desigualdades e violências que imprimem um senso de urgência, demandam ações concretas, em diferentes escalas, para enfrentar o desafio primordial da vida em sociedade: a dimensão civilizatória. Refletir sobre isso é a missão desta edição da Bienal, primeira definida a partir de um concurso internacional de curadoria”, explica Fernando Túlio Salva Rocha Franco, presidente do IAB – SP, ao Archdaily

Conheça a programa completa da 12ª Bienal de Arquitetura de São Paulo

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×