Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 18 de outubro de 2019

Feira do Livro de São Luís (FeliS) exalta cultura e literatura maranhense

por

Um sol vespertino iluminava o saguão do centro de eventos que comporta durante uma semana a 13ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), no Maranhão. Os raios incidiam sobre o vestido brocado da jovem que se apresentava para uma plateia de crianças atentas. A escritora Maria Firmina dos Reis contava sua trajetória como a autora do primeiro romance brasileiro.

Leia +: Festa junina no Maranhão: bumba-meu-boi e saberes locais passados de geração para geração

Essa apresentação teatral, que reunia atores representando cânones da literatura maranhense, era uma das tantas ofertadas pela FeliS, feira realizada pela Prefeitura de São Luís, com apoio do SESC e da Vale. Dos dias 11 a 20 de outubro, estandes de livros, apresentações culturais e debates constroem pontes entre livros e diversos tipos de leitores.

“A FeliS valoriza os escritores e escritoras do Maranhão, principalmente os voltados para literatura infanto-juvenil”, relata Leury Monteiro, coordenadora de programação artística. É visível nos corredores a presença maciça de crianças e jovens, muito oriundos de escolas públicas.

“O trabalho de divulgação dessas obras apresenta para muitos educadores e estudantes os autores locais, com quem se pode ter contato direto.”

A feira também se estende para outros pontos da capital maranhense: o projeto Proseando na FeliS é um programa de extensão que leva atrações artísticas e educativas relacionadas a literatura para escolas da rede municipal de ensino. Já o Extensão FeliS, leva a contação de histórias, teatro e performance para equipamentos como centros comunitários, hospitais e asilos.

“Quando as escolas públicas veem a feira pela primeira vez, a maioria da referência delas é a do livro na biblioteca. Quando elas passeiam na feliS, ela veem que o livro é maior. Que o mundo pode estar no livro. O quanto isso é construtivo para o imaginário infantil?”, questiona Leury.

Atividades artísticas aconteciam nos espaços da FeliS / Crédito: Cecília Garcia
Atividades artísticas aconteciam nos espaços da FeliS / Crédito: Cecília Garcia

A capital do livro

Terra de ilhas, manguezais e profunda cultura popular, o Maranhão é também berço de autores emblemáticos da literatura brasileira: Aluísio Azevedo, pai do Naturalismo e homenageado desta edição da FeliS; Graça Aranha e sua defesa do meio ambiente em uma época em que pouco se falava sobre o tema; e também do poeta e etnógrafo Gonçalves Dias.

“Os autores maranhenses deram início a grandes movimentos da literatura brasileira, como o Romantismo e o Naturalismo. Eles foram importantes em sua época e até hoje são estudados. É preciso resgatar a história desses mestres”, relatou Janete Rodrigues Vasconcelos, professora do Instituto Federal de Maranhão, que coordena o Projeto Conexão História: Contos e Encantos de São Luís que valoriza o patrimônio cultural maranhense com encenação de atores.

Embora de inegável importância no cenário literário, só recentemente se começou o aprofundamento na obra de Maria Firmina dos Reis. Nascida em São Luís, mas tendo passado quase toda vida em Guimarães (MA), é autora do primeiro romance afro-brasileiro: “Úrsula” (1859), um retrato das relações raciais e urbanas do estado um pouco antes da abolição.

escritores e escritoras maranhense
Atrizes e atores do projeto Conexão História; Maria Firmina dos Reis é a de vestido lilás / Crédito: Cecília Garcia

“Ela foi precursora da literatura maranhense e pela causa abolicionista; suas obras falam sobre a estética da época onde viveu, a cultura da sociedade maranhense antiga e como ela reverbera até hoje. É bacana que quem conte essa história seja uma mulher negra”, afirmou Ana Carolina Uta, atriz que vive a autora homônima no projeto Conexão História.

+: Slam: um manifesto poético liderado pelas juventudes das periferias

Para Leury, embora fundamental, o reconhecimento que o Brasil tem com relação às obras maranhenses  também é tardio, e diz do quanto se demora para que autores nordestinos sejam lidos em outros espaços que não os de suas regiões.

“A Firmina é uma referência de outro século, precisa passar 100 anos para que o trabalho de uma autora negra e nordestina seja reconhecido? A mesma coisa o Aluízio Azevedo. Todo ano cai no vestibular, mas tem muita gente que não sabe de onde ele veio. Não fica essa referência maranhense para o mundo.”

O trabalho à promoção do livro maranhense

É justamente para que os jovens –público majoritário que enche os estandes da feira com risadas e cores múltiplas de seus uniformes – que Rosa Maria Ferreira Lima, mais conhecida como Rosinha, criou a livraria Saci-Pererê, que “trabalha pela literatura de qualidade para crianças, jovens e adultos”, segundo a bibliotecária.

Como uma tenda empilhada de livros maranhenses, a conhecida livreira mostrou ao Portal Aprendiz livros como uma versão HQ do Mulato, do Aluísio Azevedo, e também obras de autores contemporâneos como Walter Marques  e Camila Reis, que desenvolvem livros sobre a cultura popular para crianças.

hq com história de aluísio azevedo
HQ com história de Aluísio Azevedo / Crédito: Cecília Garcia

“São Luís é chamada de Atenas brasileira por causa de grandes escritores como Gonçalves Dias. São escritores que influenciaram a geração de autores contemporâneos. Hoje, a gente tem diversificadas formas poéticas, crônicas e também literatura de cordel”, contou Rosinha.

+: Projeto Rotas e Redes Literárias estimula o prazer da leitura nas escolas

Tendo ficado à frente da Biblioteca Pública Benedito Leite por 15 anos e participante ativa da articulação do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca, Rosinha acredita que, embora haja uma valorização dos escritores locais, ainda é um desafio fazer ponte com o público:

“Faz muito tempo que não se constrói uma biblioteca pública no município. A maioria das escolas também não contam com bibliotecas, e nem bibliotecários. O acesso ao livro tem ações isoladas e quem perde é o aluno e a população”, enfatiza.

 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×