Transformar a cidade

UNICEF celebra 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança com exposição em Brasília

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) inaugura neste dia 30 uma exposição no Congresso Nacional sobre os 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC). O público é convidado a conhecer a história do documento mais ratificado no mundo, assinado por 196 países, e como ele impacta a vida de meninas e meninos no Brasil.

Os 100 metros de exposição — localizada no corredor de acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados — estampam depoimentos de crianças e adolescentes do Brasil e do mundo que lutam ativamente por seus direitos. O expectador é convidado a reviver os eventos históricos que levaram à assinatura da Convenção, se familiarizar com os princípios que regem a CDC, conhecer todos os direitos nela expressos e interagir com painéis de som para ouvir histórias reais de meninos e meninas.

Leia+Garantir direitos de crianças e adolescentes é uma tarefa de todo o território

Ao final do percurso, fica a pergunta ao visitante: “e você, o que vai fazer pelos direitos das crianças e dos adolescentes?”. Cada um é convidado a responder essa pergunta em suas redes sociais e incentivar amigos a fazer o mesmo.

“Com esta exposição, o UNICEF convida deputados e deputadas, senadoras e senadores, assim como cada cidadão, a refletir e perceber qual é o seu papel na defesa e na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes brasileiros, afirma Michael Klaus, chefe de Comunicação e Parcerias do UNICEF no Brasil.

A mostra conta com o apoio do Instituto Alana, da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância e da Frente Parlamentar de Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

____

O quê: Exposição “30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança”
Quando: De 30 de outubro a 13 de novembro, das 8h30 às 17h30
Onde: no corredor de acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados, no Congresso Nacional.