Criar na cidade

Vem CA: o aplicativo que mapeia cultura acessível nas cidades

Como e onde as pessoas com deficiência estão consumindo cultura? Para responder a essas perguntas, foi lançado em 2019 o aplicativo Vem CA.

A iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre programações culturais acessíveis no Brasil e ainda chama a atenção para uma questão que diz respeito não somente às famílias que vivenciam alguma deficiência, mas também a toda a sociedade.

Desenvolvido pela ONG Escola de Gente, o aplicativo nasce com o intuito de mapear onde e quais são as alternativas culturais, e assim encurtar o caminho das pessoas até essas produções, locais e projetos.

A ferramenta exibe opções como teatro, literatura, cinema, museus, circo a partir de sua oferta de inclusão. Seu funcionamento é colaborativo, ou seja, é fundamental que o usuário se engaje para cadastrar as atividades.

Leia+No Recife, aplicativo registra literatura e poesia que estão espalhadas pela cidade

Assim, se você mora em Campinas e quer saber quais espetáculos de teatro têm intérpretes de Libras, ou então em Piracicaba e está procurando museus que ofereçam visitas táteis, o aplicativo traz os resultados de acordo com os filtros de busca. Ao todo, são 12 tipos de atividades culturais em diversas linguagens artísticas, e 12 recursos de acessibilidade, como assento acessível, audiodescrição, rampa, piso tátil, entre outras. Elementos como banheiro acessível e gratuito também são mapeados.

Segundo a ONU, cerca de 80% da população com deficiência do mundo vive em regiões de pobreza nos países em desenvolvimento, como o Brasil.

A proposta da ferramenta é também que usuário possa ter uma experiência acessível já a partir da navegabilidade no aplicativo.

Por isso, a interface da plataforma foi pensada com a transcrição do conteúdo para a língua de sinais, botões maiores para poder ser manuseado com uma mão só, definição de cores e contrastes para facilitar a navegação de quem baixa visão ou daltonismo. Deficiências intelectuais e/ou psicossociais também foram contempladas pelo aplicativo, com a criação de ícones visuais de busca para facilitar a compreensão.

+6 livros para ampliar a visão sobre crianças com deficiência

O Vem CA é gratuito está disponível para download em todos os modelos de smartphone disponíveis no mercado, em quase 10 mil modelos.

Com informações Portal Lunetas