Criar na cidade

Curso do SESC aborda relação entre territórios urbanos, cultura e memória

O Centro de Formação e Pesquisa do SESC está com inscrições abertas para o curso Entre Territórios, Arte, Memórias, Cidade: narrativas mediadas. O curso do SESC se estrutura em três encontros sobre territórios urbanos a partir de diferentes olhares, e a produção de cartografias sensíveis geradas destas interrelações.

Leia +: O que são territórios educativos?

A cidade de São Paulo e seus TICPS (Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem) são os campos de mediação para a investigação de práticas artísticas colaborativas e processos transformadores dos diferentes territórios da capital.

O debate de relações entre cultura e espaço público busca compreender formas de sociabilidade do cotidiano, os usos e atribuição de significados simbólicos, pensando em práticas como patrimônio e patrimoniável, mobilidade e espacilidade, alteridade e hospitalidade, entre outros.

A programação está dividida em três encontros, que acontecerão de segunda à quarta das 14h às 18h. É possível se inscrever no site do Centro de Formação e Pesquisa SESC até um dia antes do início das atividades. Após esse período, caso haja vagas, é necessário se inscrever pessoalmente.

Programação

17/2 – Arte, Narrativas da Memória e Cidade Contemporânea.

Desafios do Patrimônio Cultural Contemporâneo: práticas artísticas, esfera pública, narrativas da memória e territórios em transformação em tempos de exceção.

18/2 – Mediação cultural em tempos de mutações estéticas.

Museologia social, acessibilidade, direito cultural e processos educativos na escola e para além dela.

19/2 – A cidade como território da apropriação e intervenção cultural.

Práticas insurgentes, ações coletivas e ocupações. Apresentação e estudo de casos: Ocupação Mauá / Ocupação 9 de Julho – Centro e Território de Perus como Museu do Território de Interesse da cultura e da Paisagem.