Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 13 de fevereiro de 2020

Mapa online mostra sítios arqueológicos de São Paulo

por

A Prefeitura de São Paulo, através do portal online GeoSampa – iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) – disponibilizou um mapa com todos os sítios arqueológicos da cidade. O portal mapeia locais de interesse patrimonial, de cemitérios clandestinos e artefatos indígenas a ruínas de mineração de ouro.

De acordo com a SMDU, a plataforma reúne mais de 400 registros envolvendo monumentos e acervos protegidos. Além disso, estão disponíveis para consulta 3.500 áreas tombadas por legislação especifica de preservação. Dentre as informações disponibilizadas sobre cada sítio, os usuários poderão consultar nome, local, data de instalação e o material utilizado para sua construção.

mapa do geosampa
Sítios arqueológicos espalhados pela cidade / Crédito: Geosampa

Fazem parte do acervo online o Cemitério dos Aflitos, na região da Liberdade, onde foram encontradas ossadas de escravos em um terreno próximo à Igreja dos Aflitos, o Obelisco do Largo da Memória e o Marco Zero da cidade, além de várias estátuas e esculturas que pontuam a paisagem urbana de São Paulo.

Para navegar, basta abrir o mapa do GeoSampa e, na aba lateral direita, selecionar “Patrimônio Cultural” e, em seguida, “Bens arqueológicos”. Ainda, é possível marcar três diferentes opções de bens: “Sítio Arqueológico”, Ocorrência Arqueológica” e “Bem de interesse Arqueológico”.

 

*Matéria publicada originalmente no Archdaily Brasil com o título “Prefeitura de São Paulo disponibiliza mapa online com os sítios arqueológicos da cidade”. A autoria é de Romullo Baratto. 

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×