Aprender na cidade

Inscrições abertas para oficinas no Conexão Felipe Camarão

Estão abertas as incrições para as oficinas de rabeca, flauta, metal, percussão e capoeira no Conexão Felipe Camarão (Natal – RN). Parte do projeto Sons de Felipe Camarão, as oficinas trazem temáticas de folclore e extenso repertório local, ministradas por mestres de diferentes estilos.

“Todos mostram suas potencialidades e afetos para a construção coletiva de entendimento sobre música, melodia, letras e pausa. É um aprender brincando!”, comenta Vera Santana, coordenadora do Conexão Felipe Camarão.

É possível se inscrever nas oficinas presencialmente na Escola de Saberes Felipe Camarão, galpão que se configura num pólo cultural do bairro homônimo. Também é possível a inscrição por meio de formulário online.

Conexão Felipe Camarão: cultura local como fonte de formação 

O Conexão Felipe Camarão é um projeto de educação integral que se desenvolve desde 2003 na comunidade de Felipe Camarão, em Natal/RN, atuando num contexto adverso de pobreza econômica e riqueza cultural. Agregando crianças, adolescentes, jovens e seus familiares em diversas ações, o projeto objetiva a formação através da cultura local e tem como referenciais os patrimônios imateriais do bairro, atuando no desenvolvimento integral da comunidade.

O Conexão Felipe Camarão integra-se à rede social comunitária, por meio da parceria com as escolas públicas do bairro e a comunidade – dialogando com o sistema formal e informal de ensino, sedo essa uma de suas principais características, o que justifica sua linha de ação política e dinâmica de trabalho.

O Conexão Felipe Camarão está estruturado a partir de seus referenciais culturais – o Auto do Boi de Reis do Mestre Manoel Marinheiro (in memoriam), o teatro de bonecos João Redondo do Mestre Chico de Daniel (in memoriam), a musicalização do Mestre Cícero da Rabeca e a Capoeira do Mestre Marcos – e de fundamentos teórico-metodológicos pautados em conceitos de territorialidade, integração de territórios, e cidades educadoras, e outros tantos que têm como base de suas reflexões teóricas e ações político-práticas, a realidade brasileira e suas características culturais e antropológicas como fonte de transformação e de atuação.

Horários das oficinas

– Oficina de rabeca e flauta
Sexta 15h30 às 17h na Escola Estadual Clara Camarão
Sábado 9h às 12h na Escola de Saberes Conexão Felipe Camarão.

– Oficina de metais, percussão e capoeira.
Sexta 15h às 17h na Escola de Saberes Conexão Felipe Camarão.
Sábado 9h às 12h na Escola de Saberes Conexão Felipe Camarão.