Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 17 de abril de 2020

Francesco Tonucci realiza seminário “Por uma boa escola em tempos de coronavírus”

por

O pensador e pedagogo Francesco Tonucci realizará o seminário online “Por uma boa escola em tempos de coronavírus“. As inscrições para o webinar, que acontecerá dia 25 de abril das 14h às 16h (O horário na Espanha é das 19h às 21h), podem ser feitas no site onde também ocorrera a transmissão.

Para Tonucci, a situação sem precedentes da epidemia de Covid-19 (novo coronavírus) pode ser uma oportunidade para se imaginar uma mudança radical na escola, levando-a finalmente à uma educação integral que desenvolva personalidade, aptidões, capacidade mental e física em crianças e jovens. Uma escola que se abra, finalmente, para a cidade.

Entre alguns dos temas abordados, o pensador italiano olhará a casa e seus diferentes ambientes como espaços de aprendizado: pensar a cozinha como um espaço laboratorial, os livros na sala como recipientes de segredos e incontáveis histórias, e também a casa como uma escola, os pais como assistentes e a escuta das crianças como ponto de partida.

Quem é Francesco Tonucci

Pensador, pedagogo e desenhista, o italiano Francesco Tonucci é uma das vozes mais ativas e influentes do mundo no que diz respeito à participação social da infância na discussão pública sobre o futuro das cidades.

Célebre por ter criado a iniciativa “Cidade das Crianças”, que aposta na transformação das cidades a partir do olhar das crianças que nela habitam, Tonucci defende que as políticas públicas urbanas têm como tarefa garantir o direito ao brincar de meninos e meninas.

“Para todos os estudiosos da infância e do desenvolvimento infantil, a brincadeira é a experiência mais importante na vida de um homem e de uma mulher. Ao longo da vida, todo o cimento sobre o qual se constroem nossa formação e nossa cultura, foi adquirido nos primeiros anos de vida, brincando”, afirma.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×