Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 28 de maio de 2020

ONU lança publicação sobre parques urbanos com perspectiva de gênero

por

Desenvolvido pelo Instituto Semeia e pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), Parques para Todas e Todos é uma ferramenta para inspirar a construção de espaços mais diversos a partir da inserção da perspectiva de gênero em parques urbanos em sua implantação ou gestão. Nele podem ser encontradas diretrizes, sugestões e ideias para começar a pensar em parques que considerem as necessidades de todas e todos.

Matéria publicada originalmente no site Archdaily Brasil, com autoria homônima.

Disponível gratuitamente no site do Instituto Semeia, a publicação discorre sobre a perspectiva de gênero e apresenta recomendações para parques urbanos e parcerias com a iniciativa privada, além de contar com um glossário de conceiros para ajudar a compreender temos como Agenda 2030, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, igualdade de gênero, mobilidade ativa, entre outros.

desenho sobre parques urbanas com perspectiva de gênero
Parques para Todas e Todos é uma ferramenta para inspirar a construção de espaços mais diversos a partir da inserção da perspectiva de gênero em parques urbanos em sua implantação ou gestão / Crédito: Instituto Semeia

“No UNOPS, partimos do pressuposto de que para criar uma infraestrutura é preciso olhar para as necessidades de cada tipo de pessoa que vai utilizá-la. Assim, essa publicação vem para facilitar o trabalho de governos locais ao olhar para os públicos de parques de maneira inclusiva”, explica a representante do UNOPS no Brasil, Claudia Valenzuela.

Já Fernando Pieroni, diretor-presidente do Instituto Semeia, ressalta que “ao aportar maior flexibilidade gerencial, as parcerias com a iniciativa privada podem ser importantes instrumentos para apoiar os governos na implementação de políticas públicas voltadas à inclusão e diversidade, como, por exemplo, melhoria da segurança ou campanhas de conscientização”.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×