Criar na cidade

Programa Jovens Transformadores Ashoka está com inscrições abertas

A Ashoka, uma das ONGs mais reconhecidas por trabalhar em prol das infâncias e juventudes, está buscando novos participantes para o programa Jovens Transformadores Ashoka. Adolescentes de 12 até 19 anos podem se inscrever no edital que vai até 30 de junho e mostrar como suas ações individuais ou coletivas estão impactando seus territórios e comunidades.

Estes jovens integrarão a rede mundial Ashoka, formada também por empreendedores sociais, escolas e universidades transformadoras. Dessa forma, podem participar e propor oficinas e outras atividades do tipo, receber orientação estratégica, parcerias de mídia e mais oportunidades de crescimento de si mesmos, suas equipes e iniciativas.

“O trabalho da Ashoka visa cocriar uma sociedade na qual todas as crianças desenvolvam sua empatia desde os primeiros anos de vida; todo jovem se reconheça como agente de transformação; as equipes sejam colaborativas e empáticas nos diferentes tipos de instituições. A Ashoka acredita que esses são alicerces para os fundamentos de uma sociedade na qual as pessoas tenham a oportunidade de serem protagonistas de sua história e das mudanças necessárias para um mundo mais justo para todas e para todos”, explica Helena Singer, líder de Juventude da Ashoka na América Latina.

Para se inscrever ou inscrever um jovem, basta acessar o formulário online e preenchê-lo até o dia 30 de junho: https://forms.gle/ppL6gu9VWJ81eBxo6 .

Critérios para seleção 

A) Ideia: a/o jovem foi afetada(o) por um problema complexo e desenvolveu uma ideia criativa para abordá-lo.

B) Equipe – a/o jovem mobilizou outras pessoas em torno de sua ideia ou faz parte de um coletivo que a adotou. Na equipe a liderança é rotativa e a/o jovem apoia seus colegas nesta posição;

C) Impacto – a/o jovem pode demonstrar que sua ideia teve ou tem potencial de criar efeitos concretos na realidade local (escola, cidade), regional ou global.

D) Colider Movimento “Todos somos transformadores”: a/o jovem acredita que todo jovem é um(a) agente de transformação em potencial e deseja criar as condições para que todos(as) se reconheçam e ajam como transformadores(as). Para isso, a/o jovem apresenta ideias de como engajar a sociedade nesse movimento.

Etapas do processo e cronograma:

1) Inscrição em formulário online (indicado acima!) até 30 de junho de 2020

2) Resultado da análise das inscrições online (retorno por email/whatsapp): até 8 de julho

3) Conjunto de entrevistas online com equipe Ashoka até 31 de julho

4) Conversa com Jovens Transformadores Ashoka de outros países até 15 de agosto

5) Encontro presencial chamado painel, no qual os jovens terão a oportunidade de conversar com empreendedores sociais, jornalistas e outros líderes do movimento. Ocorrerá entre setembro e outubro (a confirmar).