Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 22 de junho de 2020

Incêndio no Jaraguá (SP) é contido por indígenas. Saiba como ajudar

por

Neste domingo (21), os indígenas das Terras do Jaraguá, na região noroeste de SP, foram surpreendidos desde às 11h da manhã com um incêndio nos arredores do Parque Estadual do Jaraguá.

A região fica no alto do morro e o fogo se alastrou muito rapidamente. As chamas se aproximaram também de uma das aldeias do território, a Tekoa Itakupé, e perdurou até o período da noite, quando os indígenas, por si próprios, tentavam ainda apagar o remanescente de fogo.

Matéria originalmente publicada no site Nós, Mulheres da Periferia. A autoria é de Jéssica Moreira.

O Corpo de Bombeiros já havia sido acionado à tarde, mas, segundo a população, eles disseram que não conseguiam adentrar a mata. À noite, foram de novo acionados.

“É o descaso do governo e dos órgãos públicos. A gente não tem noção de quem pedir ajuda. Foi queimada toda uma extensão, até perto da aldeia, das casas. O [ Corpo de] Bombeiros disse que não tinha como chegar até aqui com carro, mas nós chegamos e conseguimos amenizar a desgraça que seria na comunidade”, diz Ara Mirim, uma das lideranças das terras Guarani na região.

“Além de não nos ajudar em relação à Covid-19, tudo que está acontecendo no país e no mundo, as pessoas ainda não têm consciência, soltam balão, pois isso foi causado por balão”, disse Mirim no Instagram da Luta pelo Parque Jaraguá.

Leia o resto da reportagem e saiba como ajudar a aldeia no site Nós, Mulheres da Periferia.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×