Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 20 de julho de 2020

Instituto Tomie Ohtake lança primeira publicação sobre Prêmio Territórios

por

O Instituto Tomie Ohtake lança sua primeira publicação: Prêmio Territórios – ideias sobre educação integral e a relação escola território. O documento parte da premiação realizada desde 2016 com o objetivo de mapear e reconhecer os projetos escolares que, a partir da concepção de uma educação integral, criem vínculos com os territórios da cidade de São Paulo nos processos de aprendizagem dos estudantes.

Leia + Psicanalista Christian Dunker propõe relação entre escola e território contra “lógica de condomínio”

A publicação, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e da Fundação SM, e patrocínio da Estácio e da Uber, além de delinear a trajetória e o impacto do Prêmio Territórios na formação de educadores ao longo de seus quatro anos, convida profissionais renomados das áreas da cultura e educação para contribuírem com suas reflexões sobre a importância da relação escola-território na formação integral dos estudantes.

Participam da publicação: Beatriz Goulart, Bernardo Toro, Dayana Araújo, Felipe Arruda, Grupo Contrafilé, Helena Singer, Javier Palop Sancho, Macaé Evaristo, Maria Antônia Goulart, Marieta Colucci, Muniz Sodré, Natacha Costa, Natame Diniz, Pilar Lacerda, Raiana Ribeiro, Ricardo Ohtake, além da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e de professores e estudantes selecionados pelo Prêmio Territórios.

Para o lançamento, serão feitas três conversas online acerca das temáticas norteadoras desse material: democracia, educação integral e território. O link da live estará disponível no dia do evento nas redes do Instituto Tomie Ohtake.

“A intenção é discutir o papel da educação integral e da sua relação com a cultura e os territórios no fortalecimento de uma sociedade democrática, recuperando preceitos da educação integral e suas aplicações nesse momento desafiador de pandemia e de ameaça a direitos fundamentais no Brasil.”, comenta Felipe Arruda, organizador da publicação e diretor do Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake.

Confira a programação dos debates virtuais

21 de julho, terça-feira, das 16h às 18h

Convidados: Macaé Evaristo, Pilar Lacerda e Ricardo Ohtake

Participação especial: Bernardo Toro

28 de julho, terça-feira, das 16h às 18h

Convidados: Helena Singer, Natacha Costa e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Participação especial: Tania Uehara

4 de agosto, terça-feira, das 16h às 18h

Convidados: Beatriz Goulart, Maria Antônia Goulart e André Gravatá

Participação especial: Coletivo Contrafilé

Sobre o Prêmio Territórios

Voltado a escolas e professores da rede pública municipal de São Paulo, o Prêmio Territórios busca dar visibilidade a projetos escolares que explorem as diversas potencialidades da cidade, promovendo ações que aconteçam intra e/ou extramuros, que sejam exemplares na perspectiva de uma educação integral e que tenham a cultura, em sua ampla diversidade, como eixo central.

Já foram premiados 40 projetos em todas as regiões de São Paulo, e cada um deles conta com um documentário que é possível assistir no site do Prêmio Territórios.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×