Criar na cidade

SESC SP disponibiliza webdocumentário sobre iniciativas socioambientais inovadoras

Desde 2016, por meio do projeto Ideias e Ações Para um Novo Tempo, as Unidades do Sesc São Paulo mapeiam  em seus territórios iniciativas socioambientais voltadas ao desenvolvimento local e que tenham, entre outros atributos, potencial educativo e práticas de respeito ao ambiente e à diversidade cultural. Estas iniciativas participam junto com o Sesc SP na realização de ações educativas e participação em espaços de encontro para a troca de conhecimentos e saberes.

No intuito de dar visibilidade a esses exemplos e, principalmente, trazer referências para o debate e a mobilização das pessoas, o Sesc SP realizou o webdocumentário “Ideias e Ações Para um Novo Tempo”, com direção de Mauro D’Addio e produção da Hora Mágica Filmes. Inspirado no projeto de mesmo nome, o documentário traz uma diversidade de depoimentos de representantes de iniciativas socioambientais e especialistas.

Além do webdocumentário, estão disponíveis publicações sobre o tema de sustentabilidade, território e tecnologias sociais em proteção socioambiental.

Algumas das iniciativas mapeadas nos territórios

São história como as do Sítio Mãe Terra, em Boituva/Sorocaba (SP). Os membros desta iniciativa são agricultores familiares de assentamento rural. Tem parcerias com CSA – Comunidade que Sustenta a Agricultura de Sorocaba; Instituto Terra Viva. Discutem Espaço Educador que fomenta a agroecologia e agricultura biodinâmica. E atuam em um espaço educador desenvolvido no assentamento rural (lote da Dona Maria Rodrigues). O trabalho está baseado em fortalecimento da agricultura familiar através da agroecologia.

Outro exemplo é o Instituto Gremar, no Guarujá (SP), que trabalha por meio de equipes multidisciplinares no monitoramento ambiental e reabilitação de animais vitimizados, atividades de educação ambiental em espaços formais e não formais e atendimento a emergências ambientais com fauna. Também oferece cursos para profissionais da área de ciências biológicas, medicina veterinária, oceanografia e gestão ambiental, com o intuito de aperfeiçoar conhecimentos específicos sobre conservação dos ambientes marinhos e costeiros.

instituto gremar

Instituto Gremar, no Guarujá (SP) / Crédito: Divulgação