Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 10 de agosto de 2020

SESC SP disponibiliza webdocumentário sobre iniciativas socioambientais inovadoras

por

Desde 2016, por meio do projeto Ideias e Ações Para um Novo Tempo, as Unidades do Sesc São Paulo mapeiam  em seus territórios iniciativas socioambientais voltadas ao desenvolvimento local e que tenham, entre outros atributos, potencial educativo e práticas de respeito ao ambiente e à diversidade cultural. Estas iniciativas participam junto com o Sesc SP na realização de ações educativas e participação em espaços de encontro para a troca de conhecimentos e saberes.

No intuito de dar visibilidade a esses exemplos e, principalmente, trazer referências para o debate e a mobilização das pessoas, o Sesc SP realizou o webdocumentário “Ideias e Ações Para um Novo Tempo”, com direção de Mauro D’Addio e produção da Hora Mágica Filmes. Inspirado no projeto de mesmo nome, o documentário traz uma diversidade de depoimentos de representantes de iniciativas socioambientais e especialistas.

Além do webdocumentário, estão disponíveis publicações sobre o tema de sustentabilidade, território e tecnologias sociais em proteção socioambiental.

Algumas das iniciativas mapeadas nos territórios

São história como as do Sítio Mãe Terra, em Boituva/Sorocaba (SP). Os membros desta iniciativa são agricultores familiares de assentamento rural. Tem parcerias com CSA – Comunidade que Sustenta a Agricultura de Sorocaba; Instituto Terra Viva. Discutem Espaço Educador que fomenta a agroecologia e agricultura biodinâmica. E atuam em um espaço educador desenvolvido no assentamento rural (lote da Dona Maria Rodrigues). O trabalho está baseado em fortalecimento da agricultura familiar através da agroecologia.

Outro exemplo é o Instituto Gremar, no Guarujá (SP), que trabalha por meio de equipes multidisciplinares no monitoramento ambiental e reabilitação de animais vitimizados, atividades de educação ambiental em espaços formais e não formais e atendimento a emergências ambientais com fauna. Também oferece cursos para profissionais da área de ciências biológicas, medicina veterinária, oceanografia e gestão ambiental, com o intuito de aperfeiçoar conhecimentos específicos sobre conservação dos ambientes marinhos e costeiros.

instituto gremar
Instituto Gremar, no Guarujá (SP) / Crédito: Divulgação
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×