Criar na cidade

Festival online Bike Arte Gira 2020 celebra cultura de mobilidade nas periferias

O festival Bike Arte Gira 2020, que comumente ocupa os espaços públicos de periferias de São Paulo, acontece este ano de maneira totalmente digital. Por meio de oficinas, lives e shows com artistas periféricos, a ideia é discutir mobilidade urbana e cultura da bicicleta em territórios periféricos da cidade, discutindo uma ocupação saudável dos espaços públicos.

As apresentações e cursos começam com um festival no sábado, 22 de agosto. Em sequência, no dia 21, terão início as oficinas de formação ao longo de quatro semanas e outro festival, no dia 20 de setembro, encerra oficialmente a programação.

Apenas uma das atividades será realizada na rua. O coletivo Imargem vai produzir um grafite em uma área pública do Centro de São Paulo, para chamar a atenção da população para o benefício do uso da bicicleta bem como para a necessidade de proteção contra a Covid-19. O processo de criação será registrado em vídeo para ser apresentado durante o festival e debatido com os artistas.

“A missão do Bike Arte Gira 2020 na versão online é a mesma. De incentivar e conscientizar as pessoas a ocupar os espaços urbanos com arte e cultura e engajar comunidades a pensar nas ruas como lugares mais humanos, sem carros”, diz Murilo Casagrande, diretor do Aromeiazero. “Ele também contribui para amenizar a crise financeira que o setor cultural enfrenta, principalmente aquele baseado nas periferias.”

Oficinas

Haverá oficinas de estilização da bicicleta, de dança e ritmos de rua, de produção de pipas, entre outros. Ocorrem ainda dois cursos presenciais de mecânica de bicicletas voltado para a população em geral. Porém, para evitar o contágio por conta da pandemia, cada uma das aulas terá a presença máxima de duas pessoas.

 

Para saber mais informações sobre datas e horários dos cursos online  e atualização da programação dos festivais, siga as redes sociais do Bike Arte e Aromeiazero. www.facebook.com/aromeiazero – www.instagram.com/aromeiazero – www.facebook.com/bikearte – www.instagram.com/bikearte