Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 9 de setembro de 2020

10 podcasts sobre temas ambientais no Brasil

por

O podcast é uma mídia relativamente recente no Brasil, mas está em alta, e tem se disseminado bastante. Um levantamento feito pela plataforma Deezer mostrou que o consumo de podcasts no Brasil cresce 67% em 2019.  Mais do que uma moda passageira, a ferramenta vem sido usada como meio de entretenimento, informação e até como um recurso pedagógico para educadores.

Matéria publicada originalmente no site da Fundação Telefônica Vivo.

Dentre variedades de temas disponíveis, muitos programas têm instigado debates sobre o meio ambiente, inclusive no que se refere à Amazônia, considerado um dos patrimônios naturais mais valiosos de toda a humanidade e a maior reserva natural do planeta.

Para te ajudar a estar por dentro das questões ligadas a sustentabilidade, consumo consciente ou políticas ambientais, reunimos dez podcasts que trazem informações de qualidade. Todos buscam relacionar nossos hábitos e estilos de vida com o meio ambiente, e apesar das diferentes abordagens, trazem inspiração para um amanhã melhor e mais sustentável.

Copiô Parente

Copiô Parente é produzido pelo Instituto Socioambiental (ISA). Ele traz os destaques da semana sobre os povos indígenas e povos da floresta, direto de Brasília. O programa é curtinho (não passa dos 20 minutos), e sempre conta com a participação de índios, quilombolas e extrativistas do Brasil afora.

Letícia Leite e Cristian Wariu são os apresentadores do programa. Além das plataformas tradicionais, eles também enviam os episódios por mp3 no Whatsapp para quem faz parte da lista de transmissão do ISA para permitir que ela seja compartilhado e chegue em lugares mais distantes.

Sugestão de episódio: Copiô Especial – Amazônia Centro Do Mundo

Vozes do Planeta

Há quatro anos, a jornalista Paulina Chamorro apresenta o Vozes do Planeta. O podcast pauta temas que giram em torno da sustentabilidade, conservação ambiental e questões climáticas atuais. Já passaram pelo programa personalidades como Marcos Palmeira, Alex Atala, Fernando Meirelles, e líderes indígenas como Sonia Guajajara. O podcast também contou com entrevistas de fotógrafos, jornalistas, ativistas e vozes criativas.

Sugestão de episódio: O protagonismo jovem contra as mudanças climáticas

O Tempo Virou

O Tempo Virou era um projeto da Giovanna Nader, consultora de moda e sustentabilidade, que saiu do papel durante a pandemia. Ao lado do seu irmão, Giordanno Nader, e na companhia de um convidado eles conversam sobre meio ambiente, sustentabilidade, moda, sociedade e política. Cada episódio tem, no máximo, 30 minutos.

Sugestão de episódioLixo zero: uma meta possível? – com Cristal Muniz

As Árvores Somos Nozes

Produzido pelo Greenpeace Brasilo podcast As Árvores Somos Nozes traz um debate sobre os principais desafios ambientais do país. Divulgam as principais notícias e decisões políticas que ameaçam as florestas brasileiras. Destacam ainda, as iniciativas daqueles que se mobilizam por um mundo mais verde.

Sugestão de episódioVidas da Amazônia com Nara Baré e Camila Pitanga

Politicamente Incorreto… E Ambientalmente Também

Politicamente Incorreto… E Ambientalmente Também é um podcast sobre política e meio ambiente. Ele é produzido pela mídia independente Modifica e apresentado pela Marina Colerato, editora do site. Os programas abordam temas de intersecção entre governo e sustentabilidade: políticas públicas, legislações, etc. Os temas são tratados de forma bastante acessível e sempre pontuando como as mudanças, ou ameaças ambientais, afetam a todos.

Sugestão de episódio: A Amazônia Depois do Fogo e o Óleo no Nordeste

A Terra é Redonda

Podcast de ciência da Revista PiauíA Terra é Redonda é apresentado pelo jornalista Bernardo Esteves. Ele aborda temas ligados à ciência, mas que estejam na ordem do dia, como a volta do sarampo, a liberação recorde de agrotóxicos ou o aquecimento global. Por conta da Covid-19, houve alguns programas dedicados a falar do vírus, como o episódio “Desnorteados” que fala sobre o impacto da pandemia sobre os povos e ecossistemas da Amazônia.

Sugestão de episódio: Pintou um Climão – Precisamos falar de aquecimento global

Ambiente é o Meio

O podcast Ambiente é o Meio já é transmitido há quase 15 anos pela Rádio USP e recentemente foi incorporado aos agregadores de podcast. O programa analisa questões de sustentabilidade por meio de diálogos com especialistas e pesquisadores da área.

Sugestão de episódio: Como a ação humana compromete qualidade da água

O Clima Entre Nós

Clima Entre Nós é o podcast semanal do portal ClimaTempo. Ele traz um convidado para abordar temas relacionados à meteorologia, clima, astronomia e meio ambiente. Há episódios sobre o efeito estufa, queimadas, ar frio, ar seco e até como manter a Vitamina D em tempos de distanciamento social.

Sugestão de episódio: O que acontece se a Amazônia acabar?

Reconecta

Apresentado pelo jornalista Rafael Duarte, o podcast Reconecta tem como objetivo “provocar reflexões sobre a conexão entre o ser humano e a natureza”. Em cada episódio, Rafael conversa com algum especialista para contextualizar questões ambientais, e apontar caminhos para vivermos em um planeta mais saudável.

Sugestão de episódioA conexão com o ser humano e o seu próprio ambiente (com Ailton Krenak)

Podcast Wayuri

A Rede Wayuri é formada por 20 comunicadores indígenas de 10 diferentes etnias do Rio Negro, Amazonas. Desde 2017, eles produzem mensalmente o podcast Wayuri com notícias importantes para os povos indígenas do Rio Negro voltadas para a cultura, economia, meio ambiente, política, mulheres, juventude e esporte.

Sugestão de episódioBoletim Wayuri – Programa 10 Especial

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×