Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 29 de setembro de 2020

Série de diálogos digitais apresenta o Manual Técnico para Escolas Saudáveis

por

GT Cidade, Infância e Juventude, grupo formado dentro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP), cria uma série de encontros digitais para apresentação do Manuel Técnico para Escolas Saudáveis.

Produzido durante o contexto de pandemia e com apoio da APEOESP, o Manual Técnico para Escolas Saudáveis foi construído por arquitetos, urbanistas e educadores e busca entender o que torna um espaço escolar saudável, considerando seus aspectos arquitetônicos, mas também sua conexão com o território e comunidade escolar.

Os diálogos digitais convidam atores envolvidos no processo de criação do Manual para pensar como as escolas de São Paulo tem respondido aos desafios impostos pela pandemia, como é possível criar estratégias comunitárias para promover espaços saudáveis e também sobre a construção do Manual em si, que ocorreu de forma horizontal e com participação de diferentes agentes da arquitetura, educação e direito à cidade.

GT Cidade, Infância e Juventude

É para aproximar arquitetos e urbanistas de escolas e territórios que nasce o GT Cidade, Infância e Juventude, grupo formado dentro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP). Encontrando-se a cada quinze dias, o GT desenvolve estratégias sobre como incidir em territórios e em conjunto com quem neles vive.

“A ideia não é sair construindo um monte de prédio. É olhar para o que já temos e como podemos ampliar o direito das crianças, jovens e comunidade de terem uma relação mais propositiva e participar de decisões sobre os espaços internos e externos das escolas, dos bairros e da cidade onde habitam. Propomos um urbanismo participativo”, explica Beatriz Goulart, arquiteta integrante do grupo e uma das responsáveis pelo projeto de Serra Grande.

Programação

25/09 – sexta-feira às 17h
São paulo: escolas e pandemia
Mediação: Ursula Troncoso
Convidados: Pilar Lacerda e Malu Ferreira

02/10 – sexta-feira às 17h
Estratégias para escolas saudáveis
Mediação: Rodrigo Loeb
Convidados: Helena Singer e Hector Batista

09/10 – sexta-feira às 17h
Manual Técnico para Escolas Saudáveis
Mediação: Beatriz Goulart
Convidados: Eduardo Pizarro e Guilherme Andrade

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×