Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 20 de outubro de 2020

Projeto Âncora evolui para Cidade Âncora

por

No dia 23 de setembro, data que o Projeto Âncora completaria seu 25º aniversário, foi anunciada a sua nova feição: o projeto evolui para Cidade e abrigará, além da ONG de assistência social, uma série de negócios de geração de impacto socioambiental.

A decisão dá contar de expandir o atendimento para uma comunidade maior e sem limites de idade e classe social. Segundo o comunicado, o novo formato resgata, inclusive, a proposta que deu origem a tudo. “A crise nos fez voltar às origens. Olhando o documento de 1995, quando desenhávamos o que seríamos, encontramos nosso primeiro nome: Cidade Âncora. Essa foi a chave que precisávamos para abrir o futuro: deixar de ser Projeto – que projeto tem começo, meio e fim – e sermos o que nascemos para ser: a Cidade Âncora.”

Ainda em construção, a Cidade deverá abrir suas portas após o fim da pandemia e perpetuará a missão do Projeto Âncora: ser um lugar para aprender, experimentar, reinventar e compartilhar uma outra forma de ser e estar no mundo, que respeite os limites do planeta, atenda as necessidades básicas das pessoas e possa ser referência para outras iniciativas de impacto social.

“Os modelos de cidade que experimentamos hoje estão cada vez mais insustentáveis. O crescimento a qualquer custo tem custado muito caro a todo o planeta. As cidades desaprenderam sua razão de ser, esqueceram de valores como inclusão e humanidade, promoção do livre acesso à cultura, educação e lazer. Desperdiçam seus recursos mais caros, fecham os olhos para a corrupção, querem ser grandes mas pensam pequeno. É neste contexto que nasce o desejo de criar uma cidade ideal, que devolva às pessoas o direito a uma vida digna e prazerosa”, explicam.

Aos que desejam participar da construção desta cidade, basta enviar um e-mail para [email protected]

Conheça a Cidade Âncora:

Confira a primeira versão do mapa turístico dessa cidade nos links abaixo:

Mapa Cidade Âncora

Legenda Mapa Cidade Âncora

Mapa da Cidade Âncora / Crédito: divulgação
Mapa da Cidade Âncora / Crédito: divulgação

Conheça sobre a fundação do antigo Projeto Âncora

Uma escola que aposta na criança como um ser autônomo, que persegue seus sonhos – desde reciclar com consciência até ser astronauta – é o que norteia os processos pedagógicos do  Projeto Âncora, localizado na região de Cotia (SP).

Quando Walter e Regina Steurer criaram a ONG Projeto Âncora, em 1995, o fizeram para que crianças da região de Cotia tivessem uma opção de contraturno – famílias de baixa renda, cujas mães tinham que trabalhar, eram acolhidas no projeto. Não demorou muito para que percebessem que o que as crianças aprendiam dentro do Projeto Âncora era muito diferente da realidade de outras escolas. Eles sonhavam em fazer uma escola única e para a vida, mas também temiam a dificuldade de fazê-la.

Em 2011, o Projeto Âncora encontra o educador português José Pacheco. O idealizador da Escola da Ponte, referência em aprendizado autônomo, é acolhido pelos educadores do projeto em Cotia para pensarem um novo espaço pedagógico. Não havia o desejo de replicar a experiência em Portugal; a escola Projeto Âncora deveria nascer de anseios e necessidades específicas da comunidade que a cercava.

Suzana Maria Camargo, coordenadora-geral do projeto, lembra muito bem a sensação que a acometeu no primeiro dia da aula, no ano letivo de 2012. “Já começamos de maneira diferente. As crianças foram recebidas no circo, ficaram em grupos heterogêneos e foram auxiliadas tanto por educadores como por pais”. Quatro anos depois, cerca de 200 crianças em educação infantil e fundamental são atendidas em espaços que vão desde amplos salões de aprendizado, pistas de skate até uma grande e colorida lona de circo. Os preceitos que guiaram os primeiros dias ainda se mantêm: não há séries e o aprendizado dos alunos não provém de uma grade curricular fixa.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×