Arquivo

Melhor pública do Enem em SP não tem água encanada

A melhor escola da rede pública da cidade de São Paulo -exceto as técnicas- classificada no Enem fica em Parelheiros, um dos distritos mais pobres da capital e distante 30 km do centro.

Entre particulares e públicas no município, a escola estadual Professor Carlos Cattony ocupa, no entanto, apenas a 210ª posição entre as 886 instituições ranqueadas, segundo dados do MEC.

Com 740 alunos, o colégio não tem muros pichados nem grades com lanças. Mas, como a vizinhança, não possui água encanada -caminhões-pipa abastecem o local.

A Folha ouviu pais, alunos e ex-alunos do ensino médio. Para eles, a dedicação dos docentes e a realização de simulados de vestibular a cada dois meses são os principais fatores do bom desempenho.

Para professores, o tamanho da escola, o fato de grande parte dos estudantes começar e terminar os estudos ali e a pouca troca de educadores também contribuem.

No mesmo bairro, a realidade da escola Dona Prisciliana Duarte de Almeida é bem diferente -está em 494ª entre as estaduais, uma das piores colocações. Com as particulares, vai para 837ª.

Pais e alunos relatam falta de professores e problemas de indisciplina.
A Secretaria de Estado da Educação disse que não comentaria os resultados.

(Folha de S. Paulo)