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Especialistas em educação de todo o mundo escrevem artigos para debater Rio + 20

Acesse os artigos organizados pelo Grupo de Trabalho (GT) de Educação, desde 2011, como apoio para o Fórum Social Temático e a Cúpula dos Povos. O GT foi constituído por diferentes entidades da sociedade civil para intervir nos debates da Rio + 20.
Compõem o grupo o Conselho Internacional pela Educação de Adultos (ICAE), a Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (Clade), o Fórum Mundial de Educação (FME), o CEAAL (Conselho de Educação de Adultos de América Latina), a Jornada Internacional de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso).

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Autoria
Educação em um mundo em crise: limites e possibilidades frente à Rio + 20 Sergio Haddad, da ONG Ação Educativa.
Desafios para a sustentabilidade Nicola Bullard, do centro de pesquisa Focus on the Global South, da Tailândia. É editora do Enfoque sobre Comércio.
Alternativas de Desenvolvimento para a Mulher em uma Nova Era Gita Sen, da DAWN –Development Alternatives with Women for a New Era, da Índia.
O direito a um futuro: Uma visão geral do Informe Social Watch 2012 Roberto Bissio, da Social Watch, do Uruguai.
Uma crise sistêmica Ladislau Dowbor, professor da PUC-SP, consultor das Nações Unidas, e colaborador de várias instituições.
Novos paradigmas em educação e política: cidadania e desafios nos movimentos globais de educadores e educadoras Jorge Osorio Vargas, docente-Pesquisador do Programa de Educação de Adultos e Aprendizagem Permanente da

Universidade de Playa Ancha, Valparaíso, Chile.

A igualdade como matriz dos novos paradigmas emergentes Sofía Valdivielso Gómez, da GEO-ICAE, da Espanha.
A mudança de paradigmas no contexto de múltiplas crises: O bem-viver como elemento essencial na substituição paradigmática Antonio Salgado, da CEAAL, México.
Crise civilizatória da sustentabilidade da vida Amaia Orozco, economista, feminista, da Espanha.
Raça e gênero na construção de um novo contrato social Sueli Carneiro, Geledés – Instituto da Mulher Negra.
Aprendizagem ao longo de toda a vida para a sustentabilidade em um mundo de clima mutável Julian Waters-Lynch, da Lifelong Learning for Sustainability in a Climate Changing World, Austrália.
O paradigma do cuidado e a sustentabilidade da vida na economia feminista Gabriele Merz, da Rede de Educação Popular entre Mulheres da América Latina e do Caribe (Repem).
Com quem deveríamos aprender? José Roberto ‘Robbie’ Guevara, vice-presidente, na Ásia, do Conselho Internacional de Educação de Pessoas Adultas (ICAE) e presidente da Associação de Educação Básica e de Adultos do Pacífico Sul e Ásia (ASPBAE).
Movimento de educação e Movimento da Sociedade Civil Malick Sy, da Confederação Nacional de Trabalhadores do Senegal (CNTS)
Movimento de educação e o movimento da sociedade civil Leslie Campaner de Toledo, da secretaria executiva do Conselho Internacional do Fórum Mundial de Educação
Indignação estudantil no Chile: movimento social para a mudança educacional e de aprendizagem democrática Graciela Rubio, da Universidade de Granada, Espanha.
El Pueblo quiere derrocar el Sistema Educativo Refaat Sabbah, presidente da Campanha Árabe pela Educação.
Movimento de Educação e lutas sociais e políticas Nélida Cespedes, da presidência da CEAAL. Vice-presidenta (América Latina): Conselho Internacional de Educação de Pessoas Adultas (ICAE).
Resistência: não à desumanização dos seres humanos! Camilla Croso, coordenadora Geral da CLADE e Presidenta da Campanha Mundial pela Educação (CME)
Necessitamos ser mais humanas e mais humanos e a democracia necessita das ciências humanas e sociais Patricia Jaramillo. Coordenadora Regional REPEM América Latina- Professora Associada da Universidade Nacional da Colômbia.
Produção de conhecimento feminista no ativismo social Gigi Francisco, da DAWN, Filipinas.
Somos Todos/as Aprendizes e Educadores (as)” – Reflexões a caminho da Rio+20 Moema Viezzer, coordenadora da 2ª Jornada Internacional de Educação para Sociedades Sustentáveis – RIO +20.
Educação para o bem viver: ensaiando democracia, imaginação e suficiência em educação popular Astrid vonKotze, do Programa de Educação Popular, Cidade do Cabo, África do Sul.
“Folkbildning”, cidadania ativa e desafios globais. O conceito de folkbildning Mats Ehn, do Folkbildning – Aprender para uma cidadania ativa, Suécia.
“A ação individual como elemento incondicional para a concretização da democracia e para a valorização da diversidade” Eliane Cavalleiro, do Instituto César E. Chávez, Universidade do Estado de San Franciso, Estados Unidos.

Sínteses

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Autor
Primeiro módulo – “Contextos globais: diferentes visões” GT Educação
Segundo módulo – “Rio+20 como oportunidade para aprofundar novos paradigmas (Bem Viver”, Paradigma do Cuidado e Sustentabilidade da vida) Jorge Osório, do Chile
Síntese dos quatro módulos do debate (em espanhol) Jorge Osório, do Chile
Compilação e síntese dos debates (em espanhol) GT Educação

(Observatório da Educação)