Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

A USP pode perder 40% de seus professores em cinco anos por conta de aposentadorias. O quadro é considerado “crítico” pela mais importante universidade do país.

Documento da reitoria enviado à Assembleia diz ainda que 25% dos docentes poderiam pedir agora a aposentadoria (1.500 em 5.800).

Dirigentes da universidade consultados pela Folha disseram que a situação é “caótica”, pois muitos professores já estão se aposentando, mas não há reposição.

Para tentar contornar a situação, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) enviou projeto de lei à Assembleia, pedindo autorização para contratar 2.700 professores.

Esse é o primeiro passo para que um docente ingresse na escola. Após a eventual aprovação no Legislativo, é preciso autorização interna para abertura de concurso e seleção dos candidatos.

A própria reitoria informou ontem que os 2.700 postos não serão abertos de uma vez.

“A aposentadoria desse pessoal demonstra a proximidade de situação crítica”, diz o reitor João Grandino Rodas na defesa do projeto.

CORTES
O docente é obrigado a se aposentar aos 70 anos, mas pode se retirar aos 65, dependendo do tempo de serviço.

“Já estamos no caos”, afirmou o chefe do departamento de administração da FEA, Adalberto Fischmann.

Ele afirma que o número de professores no seu setor caiu de 97 para 72 nesta década. E outros 38 devem se aposentar em cinco anos.

Para comportar o aumento de alunos no período, disciplinas têm sido cortadas e há turmas com 80 estudantes. “É um número indesejável. O ideal seria, no máximo, 35.”

Ele se mostra pessimista para os próximos anos. “Mesmo que a Assembleia aprove o projeto, vai demorar para os novos começarem a atuar.”

Chefe do departamento de contabilidade e atuária da FEA, Edgard Cornacchione diz que a pós-graduação é a mais preocupante. “Para um professor ser “senior”, leva uns 12 anos. A falta de pesquisadores experientes pode prejudicar as pesquisas.”

O docente do Instituto de Física e ex-presidente da Adusp (sindicato docente) João Zanetic se aposentará em 2013. Para ele, há demora nas contratações. “Antes, havia restrições orçamentárias. Agora há recursos, mas a reitoria prefere fazer obras.”

A reitoria afirma que a contratação demora por conta dos diversos ritos exigidos. Só no Executivo, diz, o processo passa por cinco secretarias.

Entenda a situação na USP

O problema:
Grande nº de professores foi contratado na década 60-70, no projeto de expansão da USP. Agora, estão atingindo a idade de aposentadoria

O que diz o projeto de lei
Pede 700 novos cargos

Substitui 1.955 professores aposentados

5.865 é o nº atual de professores

2.529 é o nº de professores a se aposentar em breve

1.527 é o nº de professores que já poderiam se aposentar

(O Educacionista)

Veja Também:
Alunos da USP prometem boicotar novo bilhete único
“Circulares” da USP deixam de existir a partir do próximo dia 27

Câmpus da USP ganha bilhete único próprio
USP vai premiar os melhores professores com ipads, computadores e viagens
Alunos afirmam terem sido vítimas de homofobia na USP

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×