Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 23 de fevereiro de 2012

Conheça experiências de mobilidade sustentável

Carros elétricos que não poluem o ambiente, que dobrem quando estacionados ou ainda que dispensem o uso de motorista. O Portal Aprendiz reuniu algumas das principais novidades que contribuem para a mobilidade sustentável nas cidades. Além disso, apresenta uma plataforma digital para quem quiser saber mais sobre o tema.

Dock Dock: o minicarro elétrico

[youtube width=”325″ height=”244″]https://www.youtube.com/watch?v=Bm5RuljjLBI[/youtube]

O ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, criou um carro elétrico, batizado de “dock dock”. Trata-se de um veículo movido a energia elétrica que deve ser usado por uma única pessoa e mede 60 centímetros de largura, 1,38 metro de comprimento e 1,5 metro de altura.

Construído com material reciclável (entre eles, o papel), roda 25 quilômetro por hora e dividirá espaço com bicicletas e pedestres. Até o final deste ano será feita a divulgação da empresa que fabricará o automóvel. A ideia é que o veículo funcione como complemento do sistema de transporte coletivo, facilitando o deslocamento dos cidadãos.

Um carro elétrico dobrável

O carro foi desenvolvido pelo M.I.T.

Um microcarro desenvolvido por engenheiros do M.I.T para ajudar a melhorar o trânsito e combater a poluição começa a ser testado no próximo ano em Bilbao, na Espanha.

Além de ser pequeno, o veículo se encolhe quando for estacionado, ocupando ainda menos espaço.

Não é um carro para ser vendido, mas compartilhado. Um sistema de comunicação vai informar as pessoas onde está o veículo mais próximo.

Carro que dirige sozinho pode circular nos EUA

O governo do Estado de Nevada, nos EUA, aprovou uma lei que permite o trânsito de veículos capazes de se locomoverem com segurança sem a ajuda do motorista, ainda que em fase experimental. Esse tipo de automóvel vem sendo testado há alguns anos por montadoras e empresas de tecnologia, como o Google.

Para que possa transitar de forma autônoma, o carro vem equipado com sensores que reconhecem obstáculos, câmeras inteligentes e GPS com mapa tridimensional. Mas a lei impõe limites, como a presença obrigatória de um condutor habilitado, para que assuma o volante em caso de pane no sistema.

Montadora dos EUA exibe ‘carro bolha’ elétrico sem motorista

Carro bolha identifica obstáculos sozinho.

Um carro elétrico em formato de bolha, com apenas duas rodas, um joystick de videogame no lugar do volante e sensores que permitem que o veículo se mova sob controle do piloto automático, caso o motorista não queira dirigir. Assim é o EN-V, um carro futurístico criado pela montadora americana GM (General Motors).

Mobilidade sustentável na teoria e na prática

O site foi criado pela Associação Abaporu.

Com o objetivo de estimular o debate público sobre mobilidade sustentável e atuar para a transformação social, surge o site Mobilize, uma plataforma para agregar, produzir e divulgar conteúdo relacionado à mobilidade urbana. Ali estão disponíveis para download documentos e pesquisas, além de infográficos e estatísticas relativos ao transporte público, alternativo e à emissão de poluentes.

O site também reúne fotos e vídeos do sistema público de transporte em diversos países e regiões do Brasil, além dos mapas de ciclovias, ciclorotas, metro e trem em diferentes cidades. Outra ferramenta disponível no Mobilize é a agenda de eventos, nacionais e internacionais, relacionados à mobilidade urbana sustentável.

(Com informações do Catraca Livre)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×