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publicado dia 13 de março de 2012

Manifesto São Paulo Criativa pede valorização dos talentos da cidade

O Manifesto São Paulo Criativa é um abaixo-assinado escrito sem a ajuda de partidos ou lideranças, elaborado de forma coletiva e lançado pelo movimento Criaticidades. Aproveitando as eleições, sua meta é colocar na agenda da capital paulista a discussão sobre a importância da cidade servir como uma plataforma para o desenvolvimento de talentos.

A ideia é propor uma pauta que envolva desde a educação à economia para que se invista mais e melhor no capital humano, favorecendo a geração da talentos. Para eles, a criatividade é a base da economia das cidades mais avançadas no mundo.

Assinam o manifesto virtual produtores culturais, atores, músicos, designers, comunicadores, urbanistas, arquitetos, economistas e fashionistas. O texto será enviado aos candidatos à prefeitura de São Paulo e quem quiser pode assinar também!

Leia o manifesto:

A cidade criativa é o espaço onde o talento é valorizado, as oportunidades se ampliam e a qualidade de vida ganha uma nova dimensão. Ela se torna mais rica e interessante na medida em que seus habitantes podem desenvolver sua criatividade e  incorporá-la à sua vida, ao seu trabalho e à sua comunidade, de forma a criar um organismo único, vivo e dinâmico. Para transformarmos os problemas de São Paulo em soluções, precisamos criar um ambiente onde a criatividade seja valorizada por todos os agentes: governos, pessoas, empresas e organizações. Esse comportamento inovador depende das conexões que a cidade estabelece entre pessoas, bairros, escolas e educadores, para que as boas ideias possam emergir. É a dinâmica dessas ações que alimenta as conexões e dá liga à cidade, estimulando a produção intelectual e cultural, dando espaço aos seus talentos.
Inovações, conexões e cultura, bem como o reconhecimento e a qualificação dos talentos são as bases de São Paulo Criativa. Cidades criativas são mais interessantes e mais ricas e podem competir e sobreviver com a realidade da desindustrialização nas grandes cidades. Entendemos que é a boa gestão da  criatividade de seus talentos que irá gerar riquezas e agregar valores. É nisso que nós, abaixo-assinados, acreditamos. É isso que pleiteamos para São Paulo e para todas as cidades do nosso estado.

1 – Cidade Criativa é cidade compartilhada

Serão oferecidos incentivos para o compartilhamento de veículos privados, para a preservação das fachadas e empenas dos imóveis, para a construção de edifícios com vãos livres e para o uso dos espaços públicos para atividades culturais e criativas.

2 – A cidade é um sistema, no qual cada uma das partes se complementam

Para que funcione de forma integrada, deve-se estimular a mobilidade da população dentro da cidade. Esse trânsito interbairros é estimulado quando se conhecem e difundem as características e atividades de cada região – que precisam ser reveladas.

3- Projetar o futuro envolve reconhecer o passado

Para conectar os habitantes a São Paulo, a história e as histórias da cidade têm de vir à tona, em vários pequenos modos – nas escolas, nas ruas, na mídia digital.

4 – Criatividade só se transforma em inovação quando somada a uma educação que a estimule

O currículo das escolas públicas será redesenhado pelo lápis da criatividade, em forma e conteúdo. E a cidade se converterá em espaço educativo criativo, interligando-se à escola. Na cidade criativa aprende-se o tempo todo e em qualquer lugar.

5- Transformar a cidade de dentro para fora envolve uma política definida e executada de forma integrada

O Prefeito de São Paulo constituirá uma Secretaria de Economia Criativa, que atuará de forma articulada com o setor privado, o terceiro setor e a universidade, com vistas a gerar políticas integradas, fomentar o empreendedorismo e novos produtos e serviços, tendo por matéria-prima a criatividade e por resultado empregos e sustentabilidade local.

6 – A ecologia criativa se alimenta da ecologia ambiental

São Paulo promoverá a valorização das áreas verdes, a arborização das ruas e avenidas e a identificação dos cursos d’água soterrados, bem como a limpeza e a responsabilidade com o trato do lixo.

7- A cidade criativa se reinventa continuamente…

…pelo olhar de seus habitantes, pela valorização do conhecimento e pela liberdade de suas tribos diversas espacializarem sua criatividade. São Paulo incentivará a arte urbana e o mobiliário urbano, como modos para treinar o olhar da população e de seus visitantes para o design de uma nova cidade.

8 – São Paulo conta com milhares de imóveis vazios, isolados da dinâmica urbana

A Prefeitura criará um programa de incentivo fiscal voltado à ocupação temporária desses imóveis por parte de empreendedores dos setores criativos.

9 – A riqueza imaterial de uma cidade ganha solidez quando gera também riquezas materiais

São Paulo investirá em políticas econômicas voltadas aos setores criativos, envolvendo polos tecnológicos, clusters ou distritos criativos e centros de referência.

10 – A captação internacional e a produção local de grandes eventos e o fortalecimento da indústria do entretenimento…

…são excelentes formas de motivar o engajamento da população com sua cidade, trabalhar sua auto-estima, divulgar as singularidades urbanas e promover o turismo local. Será criado um corpo de formação de voluntários para a Copa de 2014 e outras grandes atividades de potencial turístico.

Para assinar o Manifesto São Paulo Criativa, acesse o site do Criaticidades!

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