Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

A Unicamp lançou nesta segunda-feira (26) o projeto Estante Literária, que tem como objetivo incentivar a leitura entre os estudantes de graduação. A ideia é selecionar os dez melhores leitores da Universidade, que serão premiados ao final de cada ano. O primeiro colocado ganhará uma viagem para as feiras internacionais do livro, como as de Guadalajara, Frankfurt ou Paris. Os demais classificados receberão vale-livros.

Inédito entre as universidades públicas brasileiras, o projeto será viabilizado por meio de um site vinculado ao Serviço de Apoio ao Estudante (SAE). “Trata-se de uma iniciativa da reitoria para incrementar a formação geral e o espírito crítico dos estudantes”, disse o reitor Fernando Ferreira Costa. Segundo ele, é importante não apenas incentivar, mas também reconhecer os alunos que leem boa literatura.

Veja Também:
Novas tecnologias não anulam a importância das bibliotecas físicas
Gestora alemã apresenta na Unicamp a Biblioteca 21
Curta revela o poder da leitura

“A ideia do projeto é estimular a leitura dos estudantes para além das disciplinas que estão cursando”, explica o pró-reitor de Graduação, Marcelo Knobel. “Uma leitura mais diversificada, com obras da literatura nacional e mundial, certamente contribui para uma formação mais abrangente”, completa.

Para participar, bastará aos interessados se cadastrarem no site sae.unicamp.br/estante, onde cada um poderá constituir a sua própria estante literária numa plataforma virtual. Nela, os participantes deverão relacionar os livros que leram ou estão lendo, no período de janeiro a dezembro, acompanhados ou não de uma resenha crítica.

Caberá a uma comissão julgadora escolher os dez estudantes que serão premiados. O critério para a premiação não estará relacionado à quantidade de livros lidos, mas à coerência da lista de leitura e à qualidade das resenhas. As regras para participação e premiação serão apresentadas em edital a ser publicado nos próximos dias.

“Os participantes só poderão relacionar obras literárias”, destaca o coordenador do SAE, Leandro Medrano. Livros técnicos, teóricos ou didáticos, específicos das disciplinas de cada curso, não serão aceitos”, avisa. Além de concorrer aos prêmios, os participantes poderão promover a troca de livros e acompanhar um “ranking” das obras mais lidas no campus.

A expectativa, segundo Medrano, é que um grande número de estudantes participe do projeto. “Todos sabemos que o índice de leitura no Brasil, embora venha aumentando, ainda está distante daquele verificado em outros países”, observa. “Com essa iniciativa, a Unicamp pretende contribuir para a formação não apenas de estudantes tecnicamente capazes em suas áreas de atuação, mas também de cultura abrangente, diversificada e crítica”, completa.

Dois nomes de reconhecimento nacional já estão definidos para compor a comissão avaliadora. Os escritores Alcir Pécora e Paulo Franchetti, ambos professores de Teoria Literária no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL).  “Trata-se de um programa da maior relevância, que não só incentiva o gosto pela leitura, mas ainda promove a troca de impressões e desenvolve o senso crítico dos leitores”, diz Franchetti, que também é diretor da Editora da Unicamp.

Para Franchetti, a iniciativa condiz com a preocupação da Unicamp em valorizar o cidadão crítico, informado e responsável. Segundo ele, a Editora da Unicamp também vai disponibilizar para os participantes, periodicamente, títulos pertencentes ao seu catálogo.

O site que abrigará as estantes literárias foi desenvolvido pela empresa júnior Consultoria, Projetos e Estudos em Computação (Conpec), formada por alunos da Faculdade de Engenharia de Computação e Ciência da Computação da Unicamp. Durante o lançamento do projeto, a Conpec foi representada pelos estudantes Thiago Itagaki, Camila Belizaro e Henrique Fischer.

“Foi um grande desafio, mas acreditamos que os resultados serão compensadores”, disse Fischer. Segundo ele, trata-se de uma versão preliminar do site que deverá ser aperfeiçoada gradativamente. “Os usuários poderão enviar sugestões para melhorarmos o projeto”, disse. Camila acredita que o projeto servirá de estímulo para ampliar o hábito da leitura entre os alunos de graduação. “Em média, leio três livros por ano, mas a partir de agora vou aumentar essa cota”, garante.

(Portal Unicamp)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×